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Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?

Por BeeOn 14/09/2021
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O uso do pop up é sempre um assunto polêmico. Embora algumas pessoas possam considerar essa janela de diálogo chata e inconveniente, quando usadas corretamente elas são muito úteis nas estratégias digitais, especialmente no e-commerce.

O pop up pode exercer diferentes funções nas suas estratégias, ajudando na navegação dos usuários, atraindo a atenção para uma chamada para ação, indicando promoções, oferecendo descontos e muitas outras possibilidades.

Ainda não usa o pop up? Veja as dicas que separamos!

O que é pop up?

O pop up é uma janela que se abre no navegador, de forma automática, mediante uma ação do usuário. A principal função desse recurso é chamar a atenção do usuário, substituindo os antigos banners.

A vantagem é que o pop up não ocupa um espaço importante na página e ajuda a anunciar uma mensagem útil de maneira pontual e mais organizada.

Dentro de uma estratégia digital, essa ferramenta pode ser usada com diferentes objetivos, como atrair mais clientes, captar leads, anunciar promoções relâmpagos etc.

No início, os pop ups não eram muito bem vistos, porque eram usados de maneira agressiva ao usuário, além de serem associadas a páginas com malwares, vírus e spam. É claro que ainda existem alguns sites que usam os pop ups dessa forma, mas essa prática não é recomendada.

Tipos de pop up

Os pop ups são ferramentas muito versáteis e existem vários tipos, que mudam conforme sua forma de ativação. Os mais comuns são:

  • Ativados por clique: a pop up aparece quando o usuário clica em uma determinada área da página. Não é um dos modelos mais usados, porque, quando o usuário clica em alguma parte da página, normalmente, ele tem outra intenção. Porém, em alguns casos específicos pode funcionar, como nos espaços em branco do layout;

  • Ativados por scroll: quando a barra de rolagem atinge determinada área, o pop up aparece automaticamente na tela. Uma das vantagens é poder adicionar o pop up exatamente onde você deseja interagir com o usuário. Por exemplo, em um conteúdo do seu blog que explica como revender roupas. Quando o usuário rola até o ponto em que fala da importância de encontrar bons parceiros comerciais, abre um pop up com desconto para a primeira compra na sua loja.

  • Ativados na saída: quando o usuário indica que irá deixar o site, direcionando o mouse até o ‘x’ para fechar a página, um pop up aparece. A ideia é se aproveitar dos instantes finais do visitante na sua página, por exemplo, oferecendo um voucher de desconto imperdível.

  • Ativados por tempo: nesse caso, o pop up aparece após um determinado tempo de permanência na página, sugerindo determinada ação.



Como usar pop up de maneira não invasiva?

O pop up pode ser usado de diferentes maneiras, trazendo resultados muito positivos para o seu e-commerce. O pop up pode ser usado tanto na sua loja virtual, como no blog associado a ela. Veja algumas dicas que separamos.

Novas publicações no blog ou nas redes sociais

É um pop up que pode ser oferecido diretamente no navegador e já existem muitos sites usando a opção. Ele funciona assim: a cada novo conteúdo publicado por você, o usuário é notificado e, ao clicar, é direcionado diretamente a publicação.

Assim, você consegue manter os usuários que curtem seu blog ou canal no YouTube, por exemplo, mais engajados, interagindo com seus conteúdos novos.

Ofertas de produtos ou descontos

Sem dúvida, essa é a forma mais usual de uso do pop up por e-commerces. Ele pode ser aplicado tanto na página de produto como na de carrinho, oferecendo descontos imperdíveis ou outras vantagens difíceis de serem ignoradas pelo usuário, como voucher de desconto, frete grátis, cupom de desconto para primeira compra etc.

Carrinho de compras

Uma maneira inovadora (e que favorece muito a experiência de navegação), é disponibilizar o carrinho de compras como um pop up, na lateral da página. Assim, o consumidor consegue ter acesso aos produtos já adicionados ao carrinho, sem interromper a navegação.

Conteúdos exclusivos

Você pode aproveitar o pop up para oferecer mais informações ao usuário, ajudando-o a se decidir pela compra. Nesse caso, o pop up direciona o visitante para uma landing page com um conteúdo rico, que pode ser um e-book, um webinar ou uma consultoria. A ideia é captar o contato desse lead e começar a trabalha-lo dentro do funil de vendas.

Assinatura de newsletter

Outra boa maneira de captar leads é oferecendo a assinatura da newsletter do blog do seu e-commerce. Assim, as pessoas que curtem o seu conteúdo, são informadas diretamente pelo e-mail quando você fizer novas postagens. Além de melhorar o engajamento, você poderá trabalhar esses leads, enviando informações, conteúdos valiosos e promoções.

Dicas importantes para uma boa estratégia de pop up

Para que a sua estratégia de pop up funcione, é importante que ela esteja de acordo com a sua estratégia e não seja intrusiva ao usuário. A ideia não é prejudicar a experiência dele com o seu e-commerce, mas melhorá-la.

Veja as dicas que separamos para criar sua estratégia.

Contexto

É fundamental que você considere o contexto no qual o pop up será inserido, já que ele precisa ter relação com o que o usuário está visitando. Caso contrário, por mais interessante que seja a sua mensagem, ela não terá relevância para o usuário.

Vamos supor que seu cliente está lendo um conteúdo sobre como comprar tênis de corrida no seu blog. Nesse momento, você pode incluir um pop up com desconto para comprar esses produtos no seu e-commerce.

Outra dica é deixar a oferta clara para o visitante. Não adianta colocar um CTA como “cadastre-se aqui”, o usuário precisa saber quais são as consequências dessa ação e o que acontecerá com suas informações, como receber novidades por e-mail, baixar um conteúdo rico, receber descontos etc.

Timing

Saber a hora certa para mostrar o pop up é crucial. Se o usuário acabou de entrar no seu blog, não teve nem tempo de ler o título direito, um pop up para assinatura de newsletter pode não funcionar. Espere ele ter uma amostra do seu conteúdo e, quando ele desejar ler mais, mostre o pop up.

O mesmo vale para os pop ups de desconto. Aguarde um tempo para o usuário navegar e conhecer seus produtos e então ofereça o desconto. As chances de o visitante concluir a compra serão maiores.

Oferta de valor

Para que o usuário resolva clicar no pop up, a proposta oferecida precisa ser instigante e valiosa. Afinal, você irá interromper momentaneamente a navegação – então, isso precisa valer a pena.

Não ofereça algo que o seu visitante pode conseguir navegando no seu site. Conquiste-o com uma oferta irrecusável, como um teste grátis, um conteúdo grátis e complementar ao que ele está lendo etc.

CTA

O CTA (call to action) deve ser claro e valorizado no layout do seu pop up. Ou seja, o usuário precisa entender rapidamente qual ação ele deverá tomar – e onde será preciso clicar. Não se esqueça que todo o design, layout e palavras usadas precisam estar em sintonia com as características da sua persona.

Depois de todas essas dicas, é importante que você teste seu pop ups. Faça testes A/B com diferentes versões e configurações do pop up e veja quais oferecem resultados melhores. E, após a inclusão dessas ferramentas, continue monitorando para ver se elas estão atingindo as metas ou se precisam de ajustes.

E aí, curtiu nossas dicas de como usar pop up no seu e-commerce? Aproveite e descubra 10 plataformas incríveis para criar a sua loja virtual!

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