A palavra da vez é: conteúdo! Hoje em dia, encontramos milhares de informações à nossa disposição a qualquer hora e em qualquer lugar do dia. Mas será que todas são relevantes (tendo em vista nossos interesses)?
As redes sociais são um vasto campo de possibilidades para quem deseja potencializar o seu negócio. Mas o mais importante, aqui, é ter uma estratégia bem definida. Sabendo onde se quer chegar – e como – você abre portas para atrair os clientes certos, fortalecer sua marca e ser sempre lembrado pelos usuários e consumidores.
Impulsionar no Instagram e no Facebook pode ser uma excelente ferramenta nessa jornada. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura que vamos te explicar!
Impulsionamento: você sabe o que é?
Quando falamos de impulsionamento nas redes sociais, estamos falando de conteúdos pagos. Ao contrário das postagens orgânicas, que atingem aproximadamente apenas 10% do público de um perfil, os conteúdos pagos, ou, impulsionados, alcançam um número bem maior de pessoas.
Essa ferramenta pode ser comparada a uma alavanca, que direciona a postagem para outros perfis com o objetivo de alcançar uma maior visibilidade. O alcance, por sua vez, será proporcional ao valor pago à plataforma – mas não é só isso! A boa gestão das redes sociais não envolve apenas investimentos em dinheiro: é preciso dominar corretamente o assunto e saber ao certo onde se pretende chegar também.
Impulsionar é parte importante da estratégia de divulgação de um negócio, mas impulsionamento sem engajamento não leva ninguém a lugar nenhum. Para que mais pessoas curtam, comentem e compartilhem sua postagem, elas devem ser bem pensadas e planejadas.
E vale lembrar também: não são todas as publicações que devem ser impulsionadas. Algumas devem - outras não necessariamente. Tudo dependerá da sua estratégia e da relevância de determinado conteúdo.
Diferença entre impulsionamento e anúncio
Muita gente confunde o impulsionamento das redes sociais com a divulgação de anúncios. Apesar de as estratégias serem, em linhas gerais, parecidas – alcançar um maior número de internautas por meio da divulgação de conteúdos relevantes – não se trata da mesma coisa.
A principal e mais importante diferença entre elas é que, no caso dos anúncios, há uma segmentação do público maior em comparação ao impulsionamento. Os anúncios possuem mais poder de engajamento, uma vez que são mais personalizados e direcionados a quem você realmente deseja que veja e consuma aquele conteúdo.
Os impulsionamentos aparecem como postagens normais, no entanto, alcançam um número maior de pessoas do que as postagens orgânicas. Mas vale lembrar que também é possível filtrar o seu público alvo ao impulsionar.
É provável que você esteja se perguntando qual das duas estratégias é melhor, não é mesmo? Como para (quase) tudo na vida, não há uma receita de bolo aqui: tudo dependerá dos seus objetivos com as redes sociais. De qualquer forma, as duas opções são interessantes se o seu objetivo é aumentar o engajamento e atrair seguidores.
Ainda não possui muito conhecimento sobre segmentação, mas deseja movimentar o seu perfil? Aposte no impulsionamento para começar!
Vantagens do impulsionamento no Instagram
1 - Visibilidade
Aquilo que não é visto, não é lembrado. Essa máxima se encaixa perfeitamente bem quando o assunto é gestão do seu negócio nas redes sociais. Quanto mais ativo for o seu perfil, maior será o público a ser alcançado. Então, aposte na relevância: crie conteúdos de qualidade e relevantes para o seu segmento e seja notado! Dessa forma, você fortalecerá cada vez mais a sua marca ou o seu negócio.
Isso sem contar com o tráfego: por meio do impulsionamento, você aumenta o número de pessoas que visitam seu perfil – e também o seu site ou sua página, caso você possua algum link externo vinculado.
2 - Direcionamento
Ao impulsionar um conteúdo, os usuários que terão acesso à postagem são pessoas que possuem perfil ou características em comum com o seu negócio. Ainda que os anúncios sejam mais segmentados, o impulsionamento também direciona sua postagem para nichos condizentes com sua marca.
Esse público pode ser: usuários que interagem sua página com frequência; amigos de amigos da sua rede e pessoas com quem você interage também. Além disso, é possível criar filtros específicos - que incluem interesses, gênero e idade de usuários no geral, por exemplo.
3 - Engajamento
Como as segmentações serão apenas para pessoas específicas, geralmente ocorre um maior engajamento com seu negócio, possibilitando que os usuários compartilhem o seu conteúdo com terceiros, curtam as postagens e comentem, caso ocorra identificação com a marca.
4 - Potencialização das vendas
Atualmente, utilizar as redes sociais para promover e vender produtos (ou experiências) é extremamente relevante. Se o seu conteúdo alcança um público maior, as chances de prospecção aumentam na mesma proporção.
Dicas para impulsionar corretamente no Instagram
1 - Configure o seu perfil
Antes de mais nada, separe a sua conta pessoal da conta profissional no Instagram! Ao criar um perfil de negócios, você passa a ter acesso a dados e análises que serão relevantes para o sucesso da sua estratégia – como o desempenho de suas postagens.
2 - Defina o seu orçamento
Para impulsionar conteúdos no Instagram, você precisará definir um orçamento específico para esse fim. As redes sociais permitem ao usuário calcular esses valores e a criar estimativas de alcance de acordo com suas possibilidades.
3 - Atenção ao público-alvo
Para criar estratégias de comunicação efetivas com o público, é muito importante saber ao certo quem você pretende atingir. A partir disso, é hora de filtrar os usuários. O Instagram permite que essa segmentação seja feita de duas maneiras: automática e manual.
No segundo caso, você tem um controle melhor da ferramenta - mas caso esteja começando, não tenha receio de selecionar a opção automática.
Passo a passo para impulsionar o seu conteúdo
Impulsionar postagens no Instagram – e também no Facebook – é bastante simples. Veja só:
No Instagram:
1 - Acesse o seu perfil no Instagram e publicação que deseja promover.
2 - Clique em promover, no canto inferior direito à foto do perfil. Escolha a ação que deseja disponibilizar ao visitante de acordo com sua estratégia, como “saiba mais” ou “fale conosco”.
3 - Se você deseja fazer a segmentação do público de forma manual, defina as informações que compreendem interesses, gênero e idade, por exemplo.
4 - Em “orçamento”, inclua o valor que você tem disponível para impulsionar e verifique a estimativa de público a ser atingido. Depois disso, selecione a duração do impulsionamento.
5 - Visualize previamente a postagem para conferir se está tudo certo e selecione a forma de pagamento. Pronto!
No Facebook:
1 - Acesse sua conta comercial e selecione a publicação a ser impulsionada.
2 - Selecione “impulsionar publicação” e configure a audiência: localização, idade e gênero do público que deseja alcançar – assim como ocorre no Instagram.
3 - Em “orçamento”, defina o valor a ser investido e, logo em seguida, a duração do impulsionamento.
4 - Escolha a opção de pagamento e pronto: publicação visível para os usuários de acordo com as configurações selecionadas.
Agora você já sabe como promover o seu conteúdo nas redes sociais, certo?! Se você deseja potencializar e otimizar o seu negócio, não deixe de procurar uma agência especializada no assunto.
Conte com a gente nessa jornada. Estamos à disposição para ajudá-lo a vender mais!