Por que impulsionar no Instagram?

Por BeeOn 11/02/2021
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A palavra da vez é: conteúdo! Hoje em dia, encontramos milhares de informações à nossa disposição a qualquer hora e em qualquer lugar do dia. Mas será que todas são relevantes (tendo em vista nossos interesses)?

As redes sociais são um vasto campo de possibilidades para quem deseja potencializar o seu negócio. Mas o mais importante, aqui, é ter uma estratégia bem definida. Sabendo onde se quer chegar – e como – você abre portas para atrair os clientes certos, fortalecer sua marca e ser sempre lembrado pelos usuários e consumidores.

Impulsionar no Instagram e no Facebook pode ser uma excelente ferramenta nessa jornada. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura que vamos te explicar!


Impulsionamento: você sabe o que é?

Quando falamos de impulsionamento nas redes sociais, estamos falando de conteúdos pagos. Ao contrário das postagens orgânicas, que atingem aproximadamente apenas 10% do público de um perfil, os conteúdos pagos, ou, impulsionados, alcançam um número bem maior de pessoas. 

 

Essa ferramenta pode ser comparada a uma alavanca, que direciona a postagem para outros perfis com o objetivo de alcançar uma maior visibilidade. O alcance, por sua vez, será proporcional ao valor pago à plataforma – mas não é só isso! A boa gestão das redes sociais não envolve apenas investimentos em dinheiro: é preciso dominar corretamente o assunto e saber ao certo onde se pretende chegar também.

 

Impulsionar é parte importante da estratégia de divulgação de um negócio, mas impulsionamento sem engajamento não leva ninguém a lugar nenhum. Para que mais pessoas curtam, comentem e compartilhem sua postagem, elas devem ser bem pensadas e planejadas.

 

E vale lembrar também: não são todas as publicações que devem ser impulsionadas. Algumas devem - outras não necessariamente. Tudo dependerá da sua estratégia e da relevância de determinado conteúdo.

Diferença entre impulsionamento e anúncio

Muita gente confunde o impulsionamento das redes sociais com a divulgação de anúncios. Apesar de as estratégias serem, em linhas gerais, parecidas – alcançar um maior número de internautas por meio da divulgação de conteúdos relevantes – não se trata da mesma coisa.  

 

A principal e mais importante diferença entre elas é que, no caso dos anúncios, há uma segmentação do público maior em comparação ao impulsionamento. Os anúncios possuem mais poder de engajamento, uma vez que são mais personalizados e direcionados a quem você realmente deseja que veja e consuma aquele conteúdo. 

 

Os impulsionamentos aparecem como postagens normais, no entanto, alcançam um número maior de pessoas do que as postagens orgânicas. Mas vale lembrar que também é possível filtrar o seu público alvo ao impulsionar.

 

É provável que você esteja se perguntando qual das duas estratégias é melhor, não é mesmo? Como para (quase) tudo na vida, não há uma receita de bolo aqui: tudo dependerá dos seus objetivos com as redes sociais. De qualquer forma, as duas opções são interessantes se o seu objetivo é aumentar o engajamento e atrair seguidores. 

 

Ainda não possui muito conhecimento sobre segmentação, mas deseja movimentar o seu perfil? Aposte no impulsionamento para começar!

 

 

Vantagens do impulsionamento no Instagram

1 - Visibilidade

Aquilo que não é visto, não é lembrado. Essa máxima se encaixa perfeitamente bem quando o assunto é gestão do seu negócio nas redes sociais. Quanto mais ativo for o seu perfil, maior será o público a ser alcançado. Então, aposte na relevância: crie conteúdos de qualidade e relevantes para o seu segmento e seja notado! Dessa forma, você fortalecerá cada vez mais a sua marca ou o seu negócio. 

Isso sem contar com o tráfego: por meio do impulsionamento, você aumenta o número de pessoas que visitam seu perfil – e também o seu site ou sua página, caso você possua algum link externo vinculado. 

 

2 - Direcionamento

Ao impulsionar um conteúdo, os usuários que terão acesso à postagem são pessoas que possuem perfil ou características em comum com o seu negócio. Ainda que os anúncios sejam mais segmentados, o impulsionamento também direciona sua postagem para nichos condizentes com sua marca.

 

Esse público pode ser: usuários que interagem sua página com frequência; amigos de amigos da sua rede e pessoas com quem você interage também. Além disso, é possível criar filtros específicos - que incluem interesses, gênero e idade de usuários no geral, por exemplo.   

 

 

3 - Engajamento

Como as segmentações serão apenas para pessoas específicas, geralmente ocorre um maior engajamento com seu negócio, possibilitando que os usuários compartilhem o seu conteúdo com terceiros, curtam as postagens e comentem, caso ocorra identificação com a marca.

4 - Potencialização das vendas

Atualmente, utilizar as redes sociais para promover e vender produtos (ou experiências) é extremamente relevante. Se o seu conteúdo alcança um público maior, as chances de prospecção aumentam na mesma proporção. 

 

Dicas para impulsionar corretamente no Instagram

1 - Configure o seu perfil

Antes de mais nada, separe a sua conta pessoal da conta profissional no Instagram! Ao criar um perfil de negócios, você passa a ter acesso a dados e análises que serão relevantes para o sucesso da sua estratégia – como o desempenho de suas postagens.

2 - Defina o seu orçamento

Para impulsionar conteúdos no Instagram, você precisará definir um orçamento específico para esse fim. As redes sociais permitem ao usuário calcular esses valores e a criar estimativas de alcance de acordo com suas possibilidades. 

 

3 - Atenção ao público-alvo

Para criar estratégias de comunicação efetivas com o público, é muito importante saber ao certo quem você pretende atingir. A partir disso, é hora de filtrar os usuários. O Instagram permite que essa segmentação seja feita de duas maneiras: automática e manual. 

 

No segundo caso, você tem um controle melhor da ferramenta - mas caso esteja começando, não tenha receio de selecionar a opção automática. 

 

 

Passo a passo para impulsionar o seu conteúdo

Impulsionar postagens no Instagram – e também no Facebook – é bastante simples. Veja só:

No Instagram:

 1 - Acesse o seu perfil no Instagram e publicação que deseja promover.

2 - Clique em promover, no canto inferior direito à foto do perfil. Escolha a ação que deseja disponibilizar ao visitante de acordo com sua estratégia, como “saiba mais” ou “fale conosco”. 

3 - Se você deseja fazer a segmentação do público de forma manual, defina as informações que compreendem interesses, gênero e idade, por exemplo.

4 - Em “orçamento”, inclua o valor que você tem disponível para impulsionar e verifique a estimativa de público a ser atingido. Depois disso, selecione a duração do impulsionamento. 

5 - Visualize previamente a postagem para conferir se está tudo certo e selecione a forma de pagamento. Pronto!

No Facebook:

1 - Acesse sua conta comercial e selecione a publicação a ser impulsionada.

 

2 - Selecione “impulsionar publicação” e configure a audiência: localização, idade e gênero do público que deseja alcançar – assim como ocorre no Instagram.


3 - Em “orçamento”, defina o valor a ser investido e, logo em seguida, a duração do impulsionamento.


4 - Escolha a opção de pagamento e pronto: publicação visível para os usuários de acordo com as configurações selecionadas.

Agora você já sabe como promover o seu conteúdo nas redes sociais, certo?! Se você deseja potencializar e otimizar o seu negócio, não deixe de procurar uma agência especializada no assunto. 

Conte com a gente nessa jornada. Estamos à disposição para ajudá-lo a vender mais!

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