Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!

Por BeeOn 30/03/2021
Compartilhe

O Google é a principal vitrine virtual para os negócios. Por isso, quando o seu site não está visível, suas estratégias podem não trazer o retorno esperado. Se você já se perguntou por que seu site não aparece no Google, siga conosco.

Separamos os principais problemas que podem levar a essa situação e dicas para turbinar seu ranqueamento e colocar a sua marca nas primeiras posições para as pesquisas relevantes!

Por que meu site não aparece no Google?

O primeiro passo para saber se o seu site aparece ou não no Google é pesquisar por ele na plataforma. Digite a URL do seu site na aba de pesquisa. Caso o Google não retorne nenhum resultado, há alguns passos que você pode tomar.

Não se esqueça de desativar o SafeSearch para fazer a pesquisa, porque ele pode estar filtrando os seus resultados. Se você estiver sentindo falta apenas de uma página do seu site, coloque a URL dela completa na barra de pesquisa.

Site novo

Você verificou que realmente seu site não está aparecendo no Google? Se ele for novo, isso pode estar ocorrendo porque o Google ainda não teve tempo para rastrear e indexar o conteúdo.

É normal demorar um tempo entre a publicação de um site e o rastreamento de uma página até a indexação. Esse período, em geral, é de 1 ou 2 dias até algumas semanas, dependendo de uma série de fatores.

Como não existe um registro central com todas as páginas da internet, o Google precisa fazer um rastreio constante, pesquisando por novas páginas e adicionando-as à própria lista de páginas conhecidas.

Algumas páginas são conhecidas porque já foram visitadas pelo Google, outras são descobertas a partir de links de páginas conhecidas para novas e ainda há os casos em que os proprietários enviam uma lista de páginas (sitemap) para o Google rastrear.

Após o Google descobrir a nova página, ela será rastreada para que os robôs da empresa consigam entender o que há nela, renderizando e analisando o conteúdo, tanto textual como não textual.

Site reestruturado recentemente

Sites que recentemente mudaram de domínio ou passaram a usar https podem não aparecer no Google, principalmente se as páginas antes tinham um bom desempenho e agora enfrentam problemas de classificação.

Isso pode ocorrer caso a mudança tenha apresentado erros. Para corrigir o problema, use o redirecionamento 301 para redirecionar os usuários, o Googlebot e os demais rastreadores.

Caso você tenha recentemente alterado para https, verifique se os URLs http e https estão no Google.

Ação manual aplicada à página

O Google emite uma ação manual para um site quando um revisor humano determina que as páginas do site estão em desconformidade com as diretrizes de qualidade do Google. A maioria das ações manuais estão relacionadas com tentativas de manipular o índice de pesquisa.

Quando um site recebe uma ação manual, ele terá uma classificação baixa ou poderá ser omitido dos resultados de pesquisa, sem qualquer indicação visual para o usuário.

Se o seu site for afetado por uma ação manual, o Google irá lhe notificar no Relatório das ações manuais e na Central de mensagens do Search Console.

Para corrigir o problema, expanda o painel da descrição da ação manual no relatório e veja quais páginas foram afetadas. Veja o tipo e a descrição do problema e corrija-o em todas as páginas afetadas. Quando todos os problemas listados no relatório forem corrigidos, selecione “solicitar revisão” no relatório.

As revisões podem demorar entre dias a semanas e você receberá um e-mail informando sobre o progresso e o parecer.

Algumas ações manuais são: spam gerado pelo usuário, host gratuito com spam, problemas com dados estruturados, links artificiais para o seu site, links artificiais no seu site, conteúdo superficial com pouco ou nenhum valor agregado, técnicas de cloaking ou redirecionamentos não autorizados, spam puro, imagens com cloaking, texto oculto ou excesso de palavra-chave, entre outros.

Problema de segurança

Os problemas de segurança reduzem a classificação da página, além de exibir um aviso no navegador ou nos resultados de pesquisa para os usuários.

Esses dados são encontrados no relatório de problemas de segurança que lista indicações de que o seu site foi invadido ou da presença de comportamento no seu site que possa causar danos a um visitante ou ao computador dele (instalação de malware, ataque de phishing etc.).

Arquivos Robots.txt

O Robots.txt é um arquivo que normalmente se encontra dentro da pasta raiz do site, ele serve para manipular os robôs dos mecanismos de busca, autorizar o robô a indexar uma pasta no site, ou bloquear o site ou pasta.

Confira se esse arquivo está em sua pasta, caso não esteja já sabe o que está interferindo para seu site ouvir seu ranking. Porém se ele estiver lá, você precisa verificar se está tudo Ok, usando este comando…

User-agent: *

Disallow: /

Ou

User-agent: Googlebot

Disallow: /

O comando User-Agent diz para qual robô será direcionado o comando. Em caso de uso do asterisco (*), ele considera todos os robôs, já o comando Disallow, diz para o robô não indexar aquela pasta. Se este comando estiver precedido de uma “/”, o arquivo Robots.txt está informando para o robô não indexar nenhuma página do site. Se este for o seu caso, você também já encontrou a raiz do seu problema, agora basta você solicitar o seu Webmaster para retirar a “/” e aguardar cerca de 15 dias para verificar novamente.

Meta Tag NoIndex

O código fonte de seu site também pode interferir na indexação, verifique se seu site tem alguma página com o link errado ou quebrado, caso tenha, solicite o código fonte da página. Ao acessar, procure os seguintes códigos:

<meta name=”robots” content=”noindex”>

<meta name=”robots” content=”nofollow, noindex”>

Ou

<meta name=”googlebot” content=”noindex”>

<meta name=”googlebot” content=”nofollow, noindex”>

Caso você encontre, está aí mais uma das respostas do “por que meu site não aparece no Google?”

Como colocar meu site na primeira página do Google?

O primeiro passo para colocar seu site na primeira página do Google é rastreá-lo e indexá-lo. Depois, é preciso usar técnicas de SEO que garantam destaque a sua marca. Vamos ver em detalhes?

Rastreamento e indexação

Essa é uma etapa fundamental para os sites novos ou recentemente modificados. Para melhorar o rastreamento do seu site, envie o URL individual para o Google. Para informar o Google sobre muitas páginas novas ou atualizadas de uma só vez, use um sitemap.

Os sitemaps são arquivos usados para fornecer informações sobre as páginas, vídeos e outros arquivos do site e indicar a relação entre eles. Esses sitemaps informam ao Google as páginas e os arquivos que você considera mais relevantes, ajudando a melhorar o rastreamento de sites maiores, mais complexos, com arquivos mais especializados ou novos.

A indexação, como vimos, ocorre depois do site ser rastreado pelo Google. Você também pode ajudar nesse processo, criando títulos de páginas curtos e significativos, usando cabeçalhos que expressem o conteúdo da página e usando textos ao invés de imagens para expressar o conteúdo publicado.

Velocidade do site

Nós já explicamos aqui no blog o quanto a velocidade de carregamento afeta o posicionamento Google. Sites que demoram muito a carregar, especialmente em conexões 3G e 4G podem ser penalizados e não aparecerem nas primeiras colocações.

O primeiro passo, nesse caso, é usar uma ferramenta para verificar a velocidade do seu site (pode ser o PageSpeed Insights, do próprio Google). Caso note que seu site está lento, veja as indicações da ferramenta para corrigir o problema.

Otimização para dispositivos móveis

Sites responsivos e mobile friendly ranqueiam melhor do que aqueles que não têm essa preocupação, já que o Google considera muito a experiência do usuário.

Se você tem um site que não é responsivo e nem pensado e otimizado para o acesso via mobile (por smartphones ou tablets), dificilmente conseguirá ranquear bem. Nesse caso, é preciso atualizar o layout e a programação.

Conteúdo relevante

Nenhuma das técnicas anteriores trará resultado se o seu conteúdo não for relevante, otimizado para as palavras-chaves ou, pior, for copiado. Se você quer melhorar o seu posicionamento Google precisa investir em produção de conteúdo de qualidade.

Isso significa criar posts no seu blog ou conteúdos nas páginas do seu site que tenham relação com as palavras-chaves para as quais você deseja ranquear e que tragam informações verdadeiras, úteis e atualizadas para os usuários.

E, claro, nada de copiar e colar de outro site, porque a prática também é penalizada pelo Google.

Backlinks

Uma forma do Google entender que o conteúdo que você está criando é relevante é por meio dos links. 

Quando outros sites de relevância linkam para você, o Google entende que seu site também é relevante e seu conteúdo é de qualidade. Quando você linka para conteúdos externos de qualidade e confiáveis, o Google entende que seu site também é confiável e está oferecendo informações seguras e verdadeiras aos usuários.

Então, se os seus conteúdos não têm uma estrutura de backlinks, pode ser que você tenha dificuldades para ficar bem ranqueado. Nesse caso, invista em guestposts, parcerias com outros sites e blogs e foque em produzir conteúdos realmente relevantes, além de linkar seus posts internamente em seus conteúdos e apontar para links externos de qualidade e relevância.

Palavras-chaves

Como o Google poderá descobrir sobre o que o seu site aborda, se você não usa as palavras-chaves de forma adequada? Analise quais são as principais palavras-chaves para seu setor e crie conteúdos focados nela.

A otimização não significa repetir várias vezes a mesma palavra-chave no artigo, sem nenhum nexo ou sentido. Na verdade, é importante usá-la com moderação, em pontos estratégicos e também empregar sinônimos.

Escolher corretamente as palavras-chaves ainda garante que você atrairá tráfego qualificado para o seu site, ou seja, pessoas com o perfil próximo ao do seu cliente e que têm mais chances de fechar negócios com a sua empresa.

Além desses pontos, existem muitos outros que podem impedir o seu site de ficar bem ranqueado, como um design ou uma arquitetura inadequados, que farão com que o usuário tenha uma má experiência, URL não amigável, imagens sem alt text e não estar presente no Google Meu Negócio.

Se você notou que seu site não está aparecendo no Google ou que ele não está bem ranqueado, nossa melhor sugestão é investir em marketing digital para negócios locais, criando uma boa estratégia de SEO, com a ajuda de especialistas.

Agora você já sabe responder à questão por que meu site não aparece no Google? Se está precisando de uma mãozinha com suas estratégias digitais, venha conversar com nosso time de especialistas!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é Active Campaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
MARKETING DIGITAL
18/10/2021 - O que colocar em um FAQ?
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: guia completo para a sua empresa
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
INBOUND MARKETING
11/10/2021 - Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.