Quais as principais datas comemorativas do Brasil?

Por BeeOn 28/01/2021
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Conhecer as principais datas comemorativas do Brasil é de suma importância para quem planeja o marketing das empresas. Afinal, com essas informações, você conseguirá desenvolver um cronograma de postagens nas redes sociais e, principalmente, planejar promoções e ações de vendas.

Para lhe ajudar, nós montamos este conteúdo completo com todas as dicas e informações que você precisa. Confira!

Quais as principais datas comemorativas do Brasil?

As principais datas comemorativas do Brasil são:

·         01/ janeiro: ano novo, confraternização universal e dia mundial da paz;

·         fevereiro e março: carnaval e quarta-feira de cinzas (varia conforme o ano);

·         08/março: dia internacional da mulher;

·         15/março: dia do consumidor;

·         01/ abril: dia da mentira;

·         07/abril: dia mundial da saúde;

·         19/abril: dia do índio;

·         21/abril: dia de Tiradentes;

·         22/abril: dia do descobrimento do Brasil;

·         28/abril: dia da educação e dia da sogra;

·         abril: em abril ainda há a Paixão de Cristo e a Páscoa que variam conforme o ano;

·         01/maio: dia do trabalhador;

·         13/maio: dia da abolição da escravatura;

·         17/maio: dia internacional da luta contra à homofobia;

·         18/maio: dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes;

·         28/maio: dia da ação pela saúde da mulher;

·         maio: ainda há o Dia das Mães, que varia conforme o ano;

·         12/junho: dia dos namorados e de Santo Antônio;

·         24/junho: dia de São João;

·         29/junho: dia de São Pedro;

·         09/julho: dia da revolução constitucionalista de 1932 (feriado no estado de São Paulo);

·         13/julho: dia mundial do rock;

·         15/julho: dia dos homens;

·         20/julho: dia do amigo;

·         26/julho: dia dos avós;

·         11/agosto: dia dos estudantes;

·         22/agosto: dia do folclore;

·         agosto: ainda há o dia dos pais, que varia conforme o ano;

·         05/ setembro: dia da Amazônia e dia dos irmãos;

·         07/ setembro: dia da proclamação da Independência do Brasil;

·         15/setembro: dia do cliente;

·         21/setembro: dia da árvore;

·         12/outubro: dia das crianças e de Nossa Senhora, padroeira do Brasil;

·         15/outubro: dia do professor

·         31/outubro: dia das bruxas;

·         01/novembro: dia de todos os santos;

·         02/novembro: Finados;

·         15/novembro: dia da proclamação da República;

·         19/novembro: dia da Bandeira Nacional;

·         20/novembro: dia da consciência negra;

·         25/dezembro: Natal;

·         31/dezembro: réveillon.

Quais serão as principais datas comemorativas de 2021?

Das datas que citamos acima, apenas algumas têm alterações dependendo do ano. Em 2021, elas serão:

·         carnaval: 16 de fevereiro;

·         quarta-feira de cinzas: 17 de fevereiro;

·         paixão de cristo: 2 de abril;

·         páscoa: 4 de abril;

·         dia das mães: 9 de maio;

·         dia dos pais: 8 de agosto.

Se você estiver pensando em ações de vendas, não se esqueça de incluir a Black Friday, que em 2021 acontecerá de 26 de novembro. No Brasil, outra data legal é a Cyber Monday, a primeira segunda-feira após a Black Friday com descontos estendidos aos consumidores.

Quais são as datas mais fortes para vendas?

Tradicionalmente, as datas mais fortes para as vendas são:

·         páscoa;

·         dia das mães;

·         dia dos namorados;

·         dia dos pais;

·         dia das crianças;

·         black friday;

·         natal.

Mas é claro que nada impede você de criar campanhas diferenciadas, de acordo com o que você vende e o seu público. Por exemplo, no dia do consumidor, muitas empresas realizam ações com descontos, conseguindo atrair a clientela.

Se você tem uma livraria, pode se aproveitar de algumas datas para oferecer descontos em determinados produtos, como o dia 2 de abril que é dia internacional do livro infantil ou o dia 7 de janeiro que é o dia do leitor.

Como usar essas datas nas suas estratégias de marketing?

Conhecer as principais datas comemorativas do Brasil é de suma importância para planejar o seu cronograma de ações publicitárias e de vendas.

Então, o primeiro passo é criar um cronograma com as principais datas. Pense além das óbvias e considere aquelas relacionadas ao seu setor. O mais bacana é que você pode aproveitar esses períodos para conseguir movimentar suas vendas e escoar o estoque, especialmente em meses não tão bons assim para o comércio.

Essas ações podem ser feitas tanto por quem tem comércios físicos como online.

Ao fazer esse mapeamento das datas de interesse para a sua empresa, você consegue se planejar melhor, antecipando as ações. O ideal é sempre começar uns 2 meses antes, especialmente caso esteja planejando descontos e ações mais agressivas de vendas.

Outras dicas bacanas são:

·         encontre subnichos a partir das datas comemorativas: por exemplo, se você tem uma loja de maquiagens, pode usar o carnaval para vender diferentes produtos, o dia dos namorados para vender cursos e assim por diante;

·         ofereça bônus temáticos: descontos para o carnaval, descontos para a páscoa e assim subsequentemente;

·         lembre-se do calendário internacional: dependendo do seu setor, pode ser bacana aproveitar das datas festivas de outras culturas, como halloween, ação de graças e outras;

·         use as datas comemorativas para se aproximar do seu cliente: a comunicação com os clientes é essencial para manter a sua marca viva na lembrança deles, então use o gancho da data para enviar mensagens desejando feliz natal, feliz ano novo, feliz dia dos pais, entre outras ações;

·         realize promoções e sorteios sazonais: aproveite para aumentar o engajamento com suas páginas fazendo campanhas para sorteio de brindes, acesso grátis e outras ações de produtos relacionados às datas;

·         adapte sua comunicação à data: não se esqueça de pensar no design e no layout para suas campanhas, modificando a capa do Facebook, a imagem do perfil do Instagram, preparando artes para os e-mails etc.

Dicas para campanhas de vendas

Para lançar ações de vendas nas datas que você estipulou, existem algumas dicas importantes que podem lhe ajudar, como:

·         antecipe as ações: o ideal é que as campanhas de varejo sejam planejadas com 1 ou 2 meses de antecedência da data, dando tempo das campanhas de marketing serem executadas e disparadas, informando o consumidor, criando uma página com os principais descontos e também permitindo planejar seu estoque e treinar suas equipes;

·         treine os colaboradores: os times de vendas precisam estar preparados para oferecerem um atendimento diferenciado nessas campanhas sazonais. Uma forma de manter todos engajados é definir metas e bonificações;

·         gerencie o estoque: uma gestão eficaz é de suma importância, afinal é importante ter volume de produtos adequado à promoção ou campanha que você está planejando, isso significa o suficiente para não faltar e nem ter mercadorias paradas;

·         trabalhe as ações de marketing digital: aproveite para divulgar sua campanha com antecedência, disparando e-mails com as promoções para os leads, criando uma landing page, usando pop-ups de saída no seu site, investindo no remarketing e fazendo ações nas redes sociais;

·         inove nas formas de pagamento: oferecer mais opções de pagamentos é sempre uma excelente maneira de aumentar as suas vendas, além de fazer com que o consumidor confie mais na sua marca;

·         planeje o pós-venda: não se esqueça de continuar encantando os clientes com um excelente pós-venda.

Neste conteúdo, você viu dicas valiosas para aproveitar as principais datas comemorativas do Brasil e repensar suas campanhas de marketing e de vendas. Aproveite e baixe o nosso calendário com um cronograma das principais datas comemorativas de 2021 e comece a se planejar para o próximo ano!

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