Conhecer as principais datas comemorativas do Brasil é de suma importância para quem planeja o marketing das empresas. Afinal, com essas informações, você conseguirá desenvolver um cronograma de postagens nas redes sociais e, principalmente, planejar promoções e ações de vendas.
Para lhe ajudar, nós montamos este conteúdo completo com todas as dicas e informações que você precisa. Confira!
Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
As principais datas comemorativas do Brasil são:
· 01/ janeiro: ano novo, confraternização universal e dia mundial da paz;
· fevereiro e março: carnaval e quarta-feira de cinzas (varia conforme o ano);
· 08/março: dia internacional da mulher;
· 15/março: dia do consumidor;
· 01/ abril: dia da mentira;
· 07/abril: dia mundial da saúde;
· 19/abril: dia do índio;
· 21/abril: dia de Tiradentes;
· 22/abril: dia do descobrimento do Brasil;
· 28/abril: dia da educação e dia da sogra;
· abril: em abril ainda há a Paixão de Cristo e a Páscoa que variam conforme o ano;
· 01/maio: dia do trabalhador;
· 13/maio: dia da abolição da escravatura;
· 17/maio: dia internacional da luta contra à homofobia;
· 18/maio: dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes;
· 28/maio: dia da ação pela saúde da mulher;
· maio: ainda há o Dia das Mães, que varia conforme o ano;
· 12/junho: dia dos namorados e de Santo Antônio;
· 24/junho: dia de São João;
· 29/junho: dia de São Pedro;
· 09/julho: dia da revolução constitucionalista de 1932 (feriado no estado de São Paulo);
· 13/julho: dia mundial do rock;
· 15/julho: dia dos homens;
· 20/julho: dia do amigo;
· 26/julho: dia dos avós;
· 11/agosto: dia dos estudantes;
· 22/agosto: dia do folclore;
· agosto: ainda há o dia dos pais, que varia conforme o ano;
· 05/ setembro: dia da Amazônia e dia dos irmãos;
· 07/ setembro: dia da proclamação da Independência do Brasil;
· 15/setembro: dia do cliente;
· 21/setembro: dia da árvore;
· 12/outubro: dia das crianças e de Nossa Senhora, padroeira do Brasil;
· 15/outubro: dia do professor
· 31/outubro: dia das bruxas;
· 01/novembro: dia de todos os santos;
· 02/novembro: Finados;
· 15/novembro: dia da proclamação da República;
· 19/novembro: dia da Bandeira Nacional;
· 20/novembro: dia da consciência negra;
· 25/dezembro: Natal;
· 31/dezembro: réveillon.
Quais serão as principais datas comemorativas de 2021?
Das datas que citamos acima, apenas algumas têm alterações dependendo do ano. Em 2021, elas serão:
· carnaval: 16 de fevereiro;
· quarta-feira de cinzas: 17 de fevereiro;
· paixão de cristo: 2 de abril;
· páscoa: 4 de abril;
· dia das mães: 9 de maio;
· dia dos pais: 8 de agosto.
Se você estiver pensando em ações de vendas, não se esqueça de incluir a Black Friday, que em 2021 acontecerá de 26 de novembro. No Brasil, outra data legal é a Cyber Monday, a primeira segunda-feira após a Black Friday com descontos estendidos aos consumidores.
Quais são as datas mais fortes para vendas?
Tradicionalmente, as datas mais fortes para as vendas são:
· páscoa;
· dia das mães;
· dia dos namorados;
· dia dos pais;
· dia das crianças;
· black friday;
· natal.
Mas é claro que nada impede você de criar campanhas diferenciadas, de acordo com o que você vende e o seu público. Por exemplo, no dia do consumidor, muitas empresas realizam ações com descontos, conseguindo atrair a clientela.
Se você tem uma livraria, pode se aproveitar de algumas datas para oferecer descontos em determinados produtos, como o dia 2 de abril que é dia internacional do livro infantil ou o dia 7 de janeiro que é o dia do leitor.
Como usar essas datas nas suas estratégias de marketing?
Conhecer as principais datas comemorativas do Brasil é de suma importância para planejar o seu cronograma de ações publicitárias e de vendas.
Então, o primeiro passo é criar um cronograma com as principais datas. Pense além das óbvias e considere aquelas relacionadas ao seu setor. O mais bacana é que você pode aproveitar esses períodos para conseguir movimentar suas vendas e escoar o estoque, especialmente em meses não tão bons assim para o comércio.
Essas ações podem ser feitas tanto por quem tem comércios físicos como online.
Ao fazer esse mapeamento das datas de interesse para a sua empresa, você consegue se planejar melhor, antecipando as ações. O ideal é sempre começar uns 2 meses antes, especialmente caso esteja planejando descontos e ações mais agressivas de vendas.
Outras dicas bacanas são:
· encontre subnichos a partir das datas comemorativas: por exemplo, se você tem uma loja de maquiagens, pode usar o carnaval para vender diferentes produtos, o dia dos namorados para vender cursos e assim por diante;
· ofereça bônus temáticos: descontos para o carnaval, descontos para a páscoa e assim subsequentemente;
· lembre-se do calendário internacional: dependendo do seu setor, pode ser bacana aproveitar das datas festivas de outras culturas, como halloween, ação de graças e outras;
· use as datas comemorativas para se aproximar do seu cliente: a comunicação com os clientes é essencial para manter a sua marca viva na lembrança deles, então use o gancho da data para enviar mensagens desejando feliz natal, feliz ano novo, feliz dia dos pais, entre outras ações;
· realize promoções e sorteios sazonais: aproveite para aumentar o engajamento com suas páginas fazendo campanhas para sorteio de brindes, acesso grátis e outras ações de produtos relacionados às datas;
· adapte sua comunicação à data: não se esqueça de pensar no design e no layout para suas campanhas, modificando a capa do Facebook, a imagem do perfil do Instagram, preparando artes para os e-mails etc.
Dicas para campanhas de vendas
Para lançar ações de vendas nas datas que você estipulou, existem algumas dicas importantes que podem lhe ajudar, como:
· antecipe as ações: o ideal é que as campanhas de varejo sejam planejadas com 1 ou 2 meses de antecedência da data, dando tempo das campanhas de marketing serem executadas e disparadas, informando o consumidor, criando uma página com os principais descontos e também permitindo planejar seu estoque e treinar suas equipes;
· treine os colaboradores: os times de vendas precisam estar preparados para oferecerem um atendimento diferenciado nessas campanhas sazonais. Uma forma de manter todos engajados é definir metas e bonificações;
· gerencie o estoque: uma gestão eficaz é de suma importância, afinal é importante ter volume de produtos adequado à promoção ou campanha que você está planejando, isso significa o suficiente para não faltar e nem ter mercadorias paradas;
· trabalhe as ações de marketing digital: aproveite para divulgar sua campanha com antecedência, disparando e-mails com as promoções para os leads, criando uma landing page, usando pop-ups de saída no seu site, investindo no remarketing e fazendo ações nas redes sociais;
· inove nas formas de pagamento: oferecer mais opções de pagamentos é sempre uma excelente maneira de aumentar as suas vendas, além de fazer com que o consumidor confie mais na sua marca;
· planeje o pós-venda: não se esqueça de continuar encantando os clientes com um excelente pós-venda.
Neste conteúdo, você viu dicas valiosas para aproveitar as principais datas comemorativas do Brasil e repensar suas campanhas de marketing e de vendas. Aproveite e baixe o nosso calendário com um cronograma das principais datas comemorativas de 2021 e comece a se planejar para o próximo ano!