Cada vez mais, o tempo tem se tornado escasso e, consequentemente, um bem muito precioso. A automação de marketing chegou para auxiliar as empresas nessa gestão.
Atualmente, saber como administrar o tempo de trabalho da maneira mais produtiva possível é um dos maiores desafios enfrentados por quem administra um negócio.
É comum que diversas empresas gastem os seus esforços em trabalhos que poderiam ser automatizados, dando menor atenção à elaboração de estratégias de vendas e de crescimento.
Diante de um mercado altamente competitivo, a automação de marketing permite o seu negócio focar no que realmente importa.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre as ferramentas de integração e automação, preparamos este artigo completo. Pegue a sua água ou o seu café e aproveite o conteúdo!
O que é automação de marketing?
A automação diz respeito ao uso de softwares e ferramentas para melhorar o fluxo de trabalho, otimizar o tempo e, assim, possibilitar que a sua empresa tenha resultados mais satisfatórios.
No cenário do marketing, a automação permite que reúna dados importantes em um mesmo lugar, sobretudo, de maneira inteligente e conte com uma rotina automatizada nos processos de vendas e marketing.
Por meio dessas ferramentas, você consegue:
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Criar fluxos de automação;
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Fazer atribuição de leads;
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Disparar e-mail marketing;
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Segmentar a base de contatos;
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Gerar e monitorar leads;
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Realizar testes A/B;
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Gerar relatórios.
Por que apostar na automação de marketing?
Como mencionamos anteriormente, a automação de marketing permite a melhora nos processos do seu negócio, tendo mais tempo para focar na elaboração de um planejamento estratégico e utilizar todo o potencial criativo da sua equipe no que ela faz de melhor.
Em geral, a adoção de ferramentas de automação possibilitará que tenha:
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Maior eficiência no funil de vendas;
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Maior eficiência nas vendas como um todo;
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Leads preparados para a decisão de compra;
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Melhoria na comunicação com o consumidor;
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Nutrição de leads;
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Redução de custos.
À medida que você consegue se concentrar em ações que geram receita e visam o destaque do seu negócio no ambiente online, a sua empresa passa a ter maiores chances de crescimento.
Ainda, diferente do que muitas pessoas pensam, a automação de marketing não está associada apenas a disparos de e-mail. As ferramentas voltadas para esse tipo de serviço, entre tantas funcionalidades, possibilitam que crie ações integradas com mídias sociais, site, landing pages e muitos outros canais.
Quais são as ferramentas de automação de marketing?
Existe uma quantidade enorme de ferramentas destinadas à automação de marketing. Por isso, selecionamos aquelas que você precisa conhecer.
1. RD Station
A RD Station é uma das plataformas de automação de marketing mais reconhecidas da América Latina, sendo referência quando se trata de auxiliar o crescimento de pequenas e médias empresas.
Como o seu modelo de serviço é Saas, os usuários conseguem acessar as suas ferramentas pela internet, sem a necessidade de baixar ou de instalar a plataforma em seus computadores.
Entre as suas funções estão:
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Agendamento e disparo de e-mails;
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Alimentação de fluxos de nutrição;
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Criação de landing pages;
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Agendamento de publicações nas redes sociais;
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Análise de leads;
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Integrações com inúmeras ferramentas.
Em geral, os valores e planos mudam de acordo com o objetivo, dependendo se o uso será destinado para a equipe de marketing ou a de vendas.
2. HubSpot
Quando o assunto é marketing digital ou de conteúdo, a HubSpot é mais uma referência de peso. Sua plataforma é uma das mais completas no mercado, atendendo todas as suas necessidades ligadas à automação de marketing.
Além de enviar e-mails, a ferramenta permite que envie notificações internas, verifique taxas de conversão, monitore o desempenho de blogs ou de landing pages.
A HubSpot também conta com uma função extremamente importante: o lead scoring. O que significa que a plataforma cria uma espécie de pontuação para identificar se o lead está pronto para receber contato ou se ainda precisa de tempo.
3. Active Campaign
Se você não possui muita familiaridade com o uso de ferramentas de automação, a Active Campaign pode ser uma boa aposta.
O principal objetivo da plataforma é facilitar a vida dos usuários através de uma interface atrativa, amigável e bastante intuitiva.
Por meio dela, você consegue:
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Automatizar o e-mail de follow up;
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Localizar os contatos mais engajados;
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Segmentar leads;
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Personalizar conteúdos;
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Fazer integração com outras ferramentas.
Para garantir que você tenha uma experiência satisfatória, a plataforma também oferece um sistema de suporte muito completo. É possível assistir tutoriais, acessar guias de treinamento e até mesmo conversar através do chat com um atendente.
4. MailChimp
A MailChimp também é uma plataforma gratuita voltada para a automação de marketing e, principalmente, para a otimização de campanhas de e-mail marketing.
Embora não tenha uma versão em língua portuguesa, o software é intuitivo e bem simples de usar.
Através do software, você pode fazer a integração direta com as redes sociais, podendo criar anúncios no Instagram, Facebook e Google sem ter dores de cabeça.
Ela também possibilita o agendamento de disparos de e-mails, monitoramento das campanhas e segmentação de contatos, o que facilita também a rotina de um negócio.
E aí, conseguiu compreender a importância das ferramentas de automação de marketing para o seu negócio? Para aprender ainda mais sobre o universo digital, leia outros artigos do nosso blog!