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Quais são as ferramentas de integração e automação de Marketing?

Por João Victor 07/08/2023
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Cada vez mais, o tempo tem se tornado escasso e, consequentemente, um bem muito precioso. A automação de marketing chegou para auxiliar as empresas nessa gestão.

Atualmente, saber como administrar o tempo de trabalho da maneira mais produtiva possível é um dos maiores desafios enfrentados por quem administra um negócio.

É comum que diversas empresas gastem os seus esforços em trabalhos que poderiam ser automatizados, dando menor atenção à elaboração de estratégias de vendas e de crescimento.

Diante de um mercado altamente competitivo, a automação de marketing permite o seu negócio focar no que realmente importa.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre as ferramentas de integração e automação, preparamos este artigo completo. Pegue a sua água ou o seu café e aproveite o conteúdo!

 

O que é automação de marketing?

A automação diz respeito ao uso de softwares e ferramentas para melhorar o fluxo de trabalho, otimizar o tempo e, assim, possibilitar que a sua empresa tenha resultados mais satisfatórios.

No cenário do marketing, a automação permite que reúna dados importantes em um mesmo lugar, sobretudo, de maneira inteligente e conte com uma rotina automatizada nos processos de vendas e marketing.

 

Por meio dessas ferramentas, você consegue:

  • Criar fluxos de automação;

  • Fazer atribuição de leads;

  • Disparar e-mail marketing;

  • Segmentar a base de contatos;

  • Gerar e monitorar leads;

  • Realizar testes A/B;

  • Gerar relatórios.

 

Por que apostar na automação de marketing?

Como mencionamos anteriormente, a automação de marketing permite a melhora nos processos do seu negócio, tendo mais tempo para focar na elaboração de um planejamento estratégico e utilizar todo o potencial criativo da sua equipe no que ela faz de melhor.

Em geral, a adoção de ferramentas de automação possibilitará que tenha:

  • Maior eficiência no funil de vendas;

  • Maior eficiência nas vendas como um todo;

  • Leads preparados para a decisão de compra;

  • Melhoria na comunicação com o consumidor;

  • Nutrição de leads;

  • Redução de custos.


À medida que você consegue se concentrar em ações que geram receita e visam o destaque do seu negócio no ambiente online, a sua empresa passa a ter maiores chances de crescimento.

 

Ainda, diferente do que muitas pessoas pensam, a automação de marketing não está associada apenas a disparos de e-mail. As ferramentas voltadas para esse tipo de serviço, entre tantas funcionalidades, possibilitam que crie ações integradas com mídias sociais, site, landing pages e muitos outros canais.

 

Quais são as ferramentas de automação de marketing?

Existe uma quantidade enorme de ferramentas destinadas à automação de marketing. Por isso, selecionamos aquelas que você precisa conhecer.

 

1. RD Station

A RD Station é uma das plataformas de automação de marketing mais reconhecidas da América Latina, sendo referência quando se trata de auxiliar o crescimento de pequenas e médias empresas.

Como o seu modelo de serviço é Saas, os usuários conseguem acessar as suas ferramentas pela internet, sem a necessidade de baixar ou de instalar a plataforma em seus computadores.

Entre as suas funções estão:

  • Agendamento e disparo de e-mails;

  • Alimentação de fluxos de nutrição;

  • Criação de landing pages;

  • Agendamento de publicações nas redes sociais;

  • Pop-ups;

  • Análise de leads;

  • Integrações com inúmeras ferramentas.


Em geral, os valores e planos mudam de acordo com o objetivo, dependendo se o uso será destinado para a equipe de marketing ou a de vendas.


2. HubSpot

Quando o assunto é marketing digital ou de conteúdo, a HubSpot é mais uma referência de peso. Sua plataforma é uma das mais completas no mercado, atendendo todas as suas necessidades ligadas à automação de marketing. 

Além de enviar e-mails, a ferramenta permite que envie notificações internas, verifique taxas de conversão, monitore o desempenho de blogs ou de landing pages.

A HubSpot também conta com uma função extremamente importante: o lead scoring. O que significa que a plataforma cria uma espécie de pontuação para identificar se o lead está pronto para receber contato ou se ainda precisa de tempo.


3. Active Campaign

Se você não possui muita familiaridade com o uso de ferramentas de automação, a Active Campaign pode ser uma boa aposta.

O principal objetivo da plataforma é facilitar a vida dos usuários através de uma interface atrativa, amigável e bastante intuitiva.

Por meio dela, você consegue:

  • Automatizar o e-mail de follow up;

  • Localizar os contatos mais engajados;

  • Segmentar leads;

  • Personalizar conteúdos;

  • Fazer integração com outras ferramentas.

 

Para garantir que você tenha uma experiência satisfatória, a plataforma também oferece um sistema de suporte muito completo. É possível assistir tutoriais, acessar guias de treinamento e até mesmo conversar através do chat com um atendente.

 

 4. MailChimp

A MailChimp também é uma plataforma gratuita voltada para a automação de marketing e, principalmente, para a otimização de campanhas de e-mail marketing. 

Embora não tenha uma versão em língua portuguesa, o software é intuitivo e bem simples de usar. 

Através do software, você pode fazer a integração direta com as redes sociais, podendo criar anúncios no Instagram, Facebook e Google sem ter dores de cabeça.

Ela também possibilita o agendamento de disparos de e-mails, monitoramento das campanhas e segmentação de contatos, o que facilita também a rotina de um negócio.


E aí, conseguiu compreender a importância das ferramentas de automação de marketing para o seu negócio? Para aprender ainda mais sobre o universo digital, leia outros artigos do nosso blog! 

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