logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

Qual a melhor plataforma de vendas online?

Por BeeOn 16/05/2022
Compartilhe

A venda online é uma realidade que veio para ficar. Impulsionados pela pandemia e pelas mudanças de hábitos dos consumidores, os e-commerces registraram alta de 20,56% nas vendas em janeiro de 2022, de acordo com o indicador MCC-ENET. Em 2021, a alta de vendas registrada pelos e-commerces foi de 35,36%.

Quem deseja ingressar nesse mercado, seja exclusivamente com uma loja online ou vendendo pela internet e na loja física, precisa pensar em formas de criar seu e-commerce. E uma das mais usadas é a plataforma de vendas online.

Existem inúmeras opções no mercado. Encontrar a melhor depende de uma mescla de vários fatores, como o tipo de loja que você deseja ter, o quanto pode investir e sua previsão de faturamento.

Precisando de mais dicas? Siga conosco!

Como funciona uma plataforma de vendas online?

Uma plataforma de vendas online, também conhecida como plataforma de e-commerce, é um SaaS, uma solução completa para criar sua loja virtual do zero. Assim, para usar essa solução, você não precisará ter experiência técnica, por exemplo, pensando em configurações do código-fonte.

A maioria funciona por meio de um cadastro rápido e uma assinatura periódica. A partir de então, você poderá começar a montar seu e-commerce, escolhendo o layout e incluindo os produtos a serem vendidos.

Muitas dessas plataformas oferecem, junto, painéis de gerenciamento. Dessa forma, é possível gerenciar o frete e as formas de pagamento, a logística e ter acesso a métricas e relatórios.

Ainda existem plataformas que trabalham integradas com marketplaces, permitindo que você venda seus produtos nesses locais, mas continue gerenciando suas vendas a partir de um único painel.

Antigamente, quando essas soluções não existiam, os lojistas que queriam ter um e-commerce precisavam pagar para um programador criar uma loja virtual exclusiva para sua marca. Um processo que era demorado, burocrático e caro.

Com o surgimento das plataformas, houve uma popularização do e-commerce, que começou a se tornar muito mais fácil de ser criado e gerido. Assim, mesmo que você não tenha habilidades com programação, poderá montar sua loja virtual e acompanhar as vendas de forma bem simples.

Plataforma de vendas online: qual a melhor?

Com tantas opções, contudo, nem sempre é fácil escolher a melhor ferramenta para as vendas online, não é mesmo? Por isso, é complicado falarmos sobre a melhor plataforma, já que a ideal é aquela que atenda às suas necessidades, tenha um preço acessível para a sua realidade e seja fácil de mexer e gerir.

Para lhe ajudar, separamos as duas melhores plataformas de vendas online. Confira.

Tray

A Tray é uma das plataformas de vendas online mais usadas no Brasil. Recentemente, ela foi adquirida pela Locaweb. Com essa solução, você consegue criar uma loja virtual do zero, com integração ERP, meios de pagamentos e administrar diversos canais de vendas em um só painel.

Quem deseja vender em marketplaces, também vai gostar da Tray, já que ela tem integração com mais de 20 marketplaces. Ou seja, você poderá vender em todos eles e controlar suas entregas e pagamentos pelo mesmo painel da Tray.

Outro benefício são os seus mais de 300 recursos para vender mais, fidelizar clientes e gerenciar diversos canais de atendimento, como o WhatsApp e as redes sociais. Ainda conta com layouts customizáveis (com opções grátis e pagas), front-end aberto e parceiros certificados, que podem lhe ajudar a conquistar mais resultados com sua loja virtual.

Algumas opções nativas da plataforma são: meios de pagamento, frete, recuperação de carrinho abandonado e marketing.

Nuvemshop

Essa é a melhor plataforma de vendas para as pequenas e médias empresas. A Nuvemshop conta com mais de 50 mil lojas ativas e permite gerenciar seus produtos por catálogos e automatizar pedidos e entregas.

Além disso, a plataforma é compatível com mais de 30 aplicativos, permitindo que o usuário personalize sua loja como quiser. Conta com funções para criar ofertas relâmpagos, banners, recomendações de produtos, busca inteligente e muito mais.

Alguns dos pontos positivos da Nuvemshop são: mais de 30 layouts customizáveis, plataforma com servidores Amazon que são muito estáveis, aplicativo dedicado para dispostivos móveis e associação com outros canais de vendas, como Instagram Shopping e Facebook Store.

A Nuvemshop é grátis para experimentar por 30 dias, depois é possível escolher entre os planos que começam por R$49,90. 

Além dessas, nós montamos um conteúdo completo com as 10 melhores plataformas de e-commerce que você precisa conhecer. Vale a pena conferir nossa análise para entender outras opções, ainda que a Tray e a Nuvemshop sejam as mais usadas.

Como escolher a plataforma de e-commerce?

Com tantas opções, nem sempre é fácil escolher a plataforma certa, que realmente irá contribuir para aumentar suas vendas online, certo? Por isso, separamos algumas dicas do que avaliar entre as diferentes opções. Confira.

Planos e preços

Entenda qual é o seu orçamento e comece separando as plataformas que caibam no seu bolso. Aproveite para entender o que cada plano oferece e se as funcionalidades são ideais para suas necessidades e o tipo de negócio que deseja montar.

Quem está começando, precisa conferir se há escalabilidade nos pacotes. Ou seja, se você pode iniciar pagando menos e com uma versão com menos recursos e ir aumentando seu plano conforme sua loja for crescendo e tendo um volume de vendas e uma demanda por tecnologia maiores.

Pageviews e produtos cadastrados

Muitas plataformas cobram dos seus clientes por pageviews, ou seja, pelas visitas que sua loja online recebe. Assim, pode ser que a mensalidade seja, por exemplo, R$50, mas a cada acesso no seu site você tenha que pagar um valor extra na mensalidade. Entender essa cobrança é importante, para não desestabilizar seu financeiro.

Por exemplo, imagine que você faça uma campanha de anúncios nas redes sociais e receba muitas visitas na loja, mas que esses usuários convertam pouco. Mesmo sem aumentar as vendas, você terá que pagar a mais para a plataforma.

Além do pageview, algumas plataformas, ainda, podem cobrar por produtos cadastrados (ou ter um limite de quantidade de produtos por plano). Então, se a sua loja tem uma grande variedade de artigos, essa pode não ser uma opção muito interessante.

Estabilidade e performance

Um ponto essencial quando for comparar as plataformas, é entender qual é a estabilidade prometida e a performance geral da solução. Imagina criar uma loja online que, quando os acessos aumentam um pouco, ela fica fora do ar? Ou, ainda, que demore muito para carregar?

Todos esses pontos impactam na experiência do usuário e também no seu ranqueamento no Google, tornando mais difícil para sua empresa converter as visitas em vendas.

Usabilidade e customização

Outra questão muito importante é avaliar se a plataforma permite a customização da sua loja online e em quais pontos isso pode ser feito. Quanto mais você puder customizar, mais o seu layout será fácil de usar e de navegar, tornando a compra e a busca por produtos mais intuitivo para os usuários, aumentando as conversões.

Não se esqueça de conferir se o layout é responsivo. Afinal, uma boa parte dos acessos da sua loja virtual certamente será via smartphone.

Integrações

As integrações são essenciais para qualquer loja virtual que deseja vender mais. Por isso, avalie quais integrações a plataforma oferece e como elas são feitas. Boas opções são: Google Analytics, ERPs,chatbots, marketplaces e redes sociais.

Em relação aos marketplaces, avalie quais são eles (e se são relevantes para o seu público) e entenda como é feito o gerenciamento dessas vendas. O ideal é que você consiga acompanhar toda a movimentação (tanto das vendas na sua loja como nos marketplaces) por meio de um mesmo painel.

Recursos básicos

Não se esqueça, ainda, de conferir quais recursos básicos a ferramenta apresenta. Eles são fundamentais para que sua loja virtual funcione corretamente. 


Os imprescindíveis são: customização de layout, gateways de pagamento (de preferência os maiores do mercado, como PagSeguro, Mercado Pago ou Moip), meios de envio (além dos Correios, avalie se há convênio com transportadoras e se é possível configurar frete personalizado), promoções e vouchers de desconto e páginas de conteúdo (permitindo desenvolver um FAQ e um Sobre, por exemplo).

Como a BeeOn pode te ajudar?

Além de escolher corretamente a plataforma de vendas online, é importante que você desenvolva uma estratégia de marketing digital. Assim, conseguirá posicionar corretamente seu e-commerce no Google e atrair usuários pelas redes sociais.

A BeeOn é especialista em estratégias digitais capazes de destacar a sua marca e aumentar suas vendas online. Além disso, somos parceiros da Tray e da Nuvemshop, as duas maiores plataformas de vendas do país.

Dentre os nossos diversos serviços, está o aumento do tráfego e das vendas das lojas virtuais, gerando valor e performance para as marcas no meio digital.

Depois dessas dicas, já sabe qual a melhor plataforma de vendas online para o seu negócio? Precisa de uma “mãozinha” para vender mais e se destacar no meio digital? Venha conversar com nosso time de especialistas!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
18/02/2022 - Audience Insights Facebook: o que é?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
08/04/2022 - Como encontrar a Biblioteca de Anúncios no Facebook?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
19/04/2022 - O que é TikTok Ads e como usar essa ferramenta?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
09/05/2022 - Instagram Reels: 11 dicas para lojas online
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é ActiveCampaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
MARKETING DIGITAL
18/10/2021 - O que colocar em um FAQ?
MARKETING DIGITAL
25/10/2021 - Como reduzir a taxa de Churn?
MARKETING DIGITAL
08/11/2021 - Black Friday 2021: o que não fazer para lucrar mais!
MARKETING DIGITAL
16/11/2021 - Marketing Interativo: conceitos, estratégias e como fazer.
MARKETING DIGITAL
13/12/2021 - O que é SERP e qual sua importância nas estratégias de SEO?
MARKETING DIGITAL
15/03/2022 - Marketing imobiliário: estratégias digitais para sua imobiliária
MARKETING DIGITAL
23/03/2022 - Google Ads para imobiliárias: 7 dicas para suas estratégias!
MARKETING DIGITAL
30/05/2022 - Marketing para concessionárias: 8 dicas que você não sabia!
MARKETING DIGITAL
08/06/2022 - Arapuca Festival: o retorno de 20x do evento musical no Mineirão
MARKETING DIGITAL
20/07/2022 - 4 tipos de anúncio para sua empresa bombar
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
SEO
28/06/2022 - Como otimizar o SEO do meu site?
SEO
06/07/2022 - 10 estratégias de SEO para e-commerce
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: guia completo para a sua empresa
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
REDES SOCIAIS
22/11/2021 - Social Media: como esse profissional atua no mercado?
REDES SOCIAIS
10/01/2022 - Como aumentar o engajamento no Instagram?
REDES SOCIAIS
14/01/2022 - Para que serve o pixel do Facebook?
REDES SOCIAIS
12/04/2022 - Como fazer a divulgação para o WhatsApp da sua empresa?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
INBOUND MARKETING
11/10/2021 - Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?
INBOUND MARKETING
07/12/2021 - Como fazer um bom copywriting?
INBOUND MARKETING
08/12/2021 - Como funciona a geração de leads?
INBOUND MARKETING
27/01/2022 - Como gerar tráfego orgânico?
INBOUND MARKETING
20/05/2022 - 8 formas de vender mais pelo e-mail marketing
INBOUND MARKETING
14/06/2022 - 9 estratégias de Inbound Marketing para e-commerces
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
E-COMMERCE
01/02/2022 - 10 cursos de e-commerce para quem deseja trabalhar na área
E-COMMERCE
09/02/2022 - Embalagens para e-commerce: onde comprar e qual é a melhor?
E-COMMERCE
08/03/2022 - 9 dicas para o seu e-commerce crescer mais rápido
E-COMMERCE
29/03/2022 - 10 tendências de marketing para lojas virtuais em 2022
E-COMMERCE
21/06/2022 - O que é a hospedagem de site e como escolher a melhor?
E-COMMERCE
13/07/2022 - Como criar minha loja online na Nuvemshop?
E-COMMERCE
01/08/2022 - Marketplace: 7 dicas para vender mais!
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.