A venda online é uma realidade que veio para ficar. Impulsionados pela pandemia e pelas mudanças de hábitos dos consumidores, os e-commerces registraram alta de 20,56% nas vendas em janeiro de 2022, de acordo com o indicador MCC-ENET. Em 2021, a alta de vendas registrada pelos e-commerces foi de 35,36%.
Quem deseja ingressar nesse mercado, seja exclusivamente com uma loja online ou vendendo pela internet e na loja física, precisa pensar em formas de criar seu e-commerce. E uma das mais usadas é a plataforma de vendas online.
Existem inúmeras opções no mercado. Encontrar a melhor depende de uma mescla de vários fatores, como o tipo de loja que você deseja ter, o quanto pode investir e sua previsão de faturamento.
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Como funciona uma plataforma de vendas online?
Uma plataforma de vendas online, também conhecida como plataforma de e-commerce, é um SaaS, uma solução completa para criar sua loja virtual do zero. Assim, para usar essa solução, você não precisará ter experiência técnica, por exemplo, pensando em configurações do código-fonte.
A maioria funciona por meio de um cadastro rápido e uma assinatura periódica. A partir de então, você poderá começar a montar seu e-commerce, escolhendo o layout e incluindo os produtos a serem vendidos.
Muitas dessas plataformas oferecem, junto, painéis de gerenciamento. Dessa forma, é possível gerenciar o frete e as formas de pagamento, a logística e ter acesso a métricas e relatórios.
Ainda existem plataformas que trabalham integradas com marketplaces, permitindo que você venda seus produtos nesses locais, mas continue gerenciando suas vendas a partir de um único painel.
Antigamente, quando essas soluções não existiam, os lojistas que queriam ter um e-commerce precisavam pagar para um programador criar uma loja virtual exclusiva para sua marca. Um processo que era demorado, burocrático e caro.
Com o surgimento das plataformas, houve uma popularização do e-commerce, que começou a se tornar muito mais fácil de ser criado e gerido. Assim, mesmo que você não tenha habilidades com programação, poderá montar sua loja virtual e acompanhar as vendas de forma bem simples.
Plataforma de vendas online: qual a melhor?
Com tantas opções, contudo, nem sempre é fácil escolher a melhor ferramenta para as vendas online, não é mesmo? Por isso, é complicado falarmos sobre a melhor plataforma, já que a ideal é aquela que atenda às suas necessidades, tenha um preço acessível para a sua realidade e seja fácil de mexer e gerir.
Para lhe ajudar, separamos as duas melhores plataformas de vendas online. Confira.
Tray
A Tray é uma das plataformas de vendas online mais usadas no Brasil. Recentemente, ela foi adquirida pela Locaweb. Com essa solução, você consegue criar uma loja virtual do zero, com integração ERP, meios de pagamentos e administrar diversos canais de vendas em um só painel.
Quem deseja vender em marketplaces, também vai gostar da Tray, já que ela tem integração com mais de 20 marketplaces. Ou seja, você poderá vender em todos eles e controlar suas entregas e pagamentos pelo mesmo painel da Tray.
Outro benefício são os seus mais de 300 recursos para vender mais, fidelizar clientes e gerenciar diversos canais de atendimento, como o WhatsApp e as redes sociais. Ainda conta com layouts customizáveis (com opções grátis e pagas), front-end aberto e parceiros certificados, que podem lhe ajudar a conquistar mais resultados com sua loja virtual.
Algumas opções nativas da plataforma são: meios de pagamento, frete, recuperação de carrinho abandonado e marketing.
Nuvemshop
Essa é a melhor plataforma de vendas para as pequenas e médias empresas. A Nuvemshop conta com mais de 50 mil lojas ativas e permite gerenciar seus produtos por catálogos e automatizar pedidos e entregas.
Além disso, a plataforma é compatível com mais de 30 aplicativos, permitindo que o usuário personalize sua loja como quiser. Conta com funções para criar ofertas relâmpagos, banners, recomendações de produtos, busca inteligente e muito mais.
Alguns dos pontos positivos da Nuvemshop são: mais de 30 layouts customizáveis, plataforma com servidores Amazon que são muito estáveis, aplicativo dedicado para dispostivos móveis e associação com outros canais de vendas, como Instagram Shopping e Facebook Store.
A Nuvemshop é grátis para experimentar por 30 dias, depois é possível escolher entre os planos que começam por R$49,90.
Além dessas, nós montamos um conteúdo completo com as 10 melhores plataformas de e-commerce que você precisa conhecer. Vale a pena conferir nossa análise para entender outras opções, ainda que a Tray e a Nuvemshop sejam as mais usadas.
Como escolher a plataforma de e-commerce?
Com tantas opções, nem sempre é fácil escolher a plataforma certa, que realmente irá contribuir para aumentar suas vendas online, certo? Por isso, separamos algumas dicas do que avaliar entre as diferentes opções. Confira.
Planos e preços
Entenda qual é o seu orçamento e comece separando as plataformas que caibam no seu bolso. Aproveite para entender o que cada plano oferece e se as funcionalidades são ideais para suas necessidades e o tipo de negócio que deseja montar.
Quem está começando, precisa conferir se há escalabilidade nos pacotes. Ou seja, se você pode iniciar pagando menos e com uma versão com menos recursos e ir aumentando seu plano conforme sua loja for crescendo e tendo um volume de vendas e uma demanda por tecnologia maiores.
Pageviews e produtos cadastrados
Muitas plataformas cobram dos seus clientes por pageviews, ou seja, pelas visitas que sua loja online recebe. Assim, pode ser que a mensalidade seja, por exemplo, R$50, mas a cada acesso no seu site você tenha que pagar um valor extra na mensalidade. Entender essa cobrança é importante, para não desestabilizar seu financeiro.
Por exemplo, imagine que você faça uma campanha de anúncios nas redes sociais e receba muitas visitas na loja, mas que esses usuários convertam pouco. Mesmo sem aumentar as vendas, você terá que pagar a mais para a plataforma.
Além do pageview, algumas plataformas, ainda, podem cobrar por produtos cadastrados (ou ter um limite de quantidade de produtos por plano). Então, se a sua loja tem uma grande variedade de artigos, essa pode não ser uma opção muito interessante.
Estabilidade e performance
Um ponto essencial quando for comparar as plataformas, é entender qual é a estabilidade prometida e a performance geral da solução. Imagina criar uma loja online que, quando os acessos aumentam um pouco, ela fica fora do ar? Ou, ainda, que demore muito para carregar?
Todos esses pontos impactam na experiência do usuário e também no seu ranqueamento no Google, tornando mais difícil para sua empresa converter as visitas em vendas.
Usabilidade e customização
Outra questão muito importante é avaliar se a plataforma permite a customização da sua loja online e em quais pontos isso pode ser feito. Quanto mais você puder customizar, mais o seu layout será fácil de usar e de navegar, tornando a compra e a busca por produtos mais intuitivo para os usuários, aumentando as conversões.
Não se esqueça de conferir se o layout é responsivo. Afinal, uma boa parte dos acessos da sua loja virtual certamente será via smartphone.
Integrações
As integrações são essenciais para qualquer loja virtual que deseja vender mais. Por isso, avalie quais integrações a plataforma oferece e como elas são feitas. Boas opções são: Google Analytics, ERPs,chatbots, marketplaces e redes sociais.
Em relação aos marketplaces, avalie quais são eles (e se são relevantes para o seu público) e entenda como é feito o gerenciamento dessas vendas. O ideal é que você consiga acompanhar toda a movimentação (tanto das vendas na sua loja como nos marketplaces) por meio de um mesmo painel.
Recursos básicos
Não se esqueça, ainda, de conferir quais recursos básicos a ferramenta apresenta. Eles são fundamentais para que sua loja virtual funcione corretamente.
Os imprescindíveis são: customização de layout, gateways de pagamento (de preferência os maiores do mercado, como PagSeguro, Mercado Pago ou Moip), meios de envio (além dos Correios, avalie se há convênio com transportadoras e se é possível configurar frete personalizado), promoções e vouchers de desconto e páginas de conteúdo (permitindo desenvolver um FAQ e um Sobre, por exemplo).
Como a BeeOn pode te ajudar?
Além de escolher corretamente a plataforma de vendas online, é importante que você desenvolva uma estratégia de marketing digital. Assim, conseguirá posicionar corretamente seu e-commerce no Google e atrair usuários pelas redes sociais.
A BeeOn é especialista em estratégias digitais capazes de destacar a sua marca e aumentar suas vendas online. Além disso, somos parceiros da Tray e da Nuvemshop, as duas maiores plataformas de vendas do país.
Dentre os nossos diversos serviços, está o aumento do tráfego e das vendas das lojas virtuais, gerando valor e performance para as marcas no meio digital.
Depois dessas dicas, já sabe qual a melhor plataforma de vendas online para o seu negócio? Precisa de uma “mãozinha” para vender mais e se destacar no meio digital? Venha conversar com nosso time de especialistas!