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Qual é o custo para abrir uma loja virtual?

Por BeeOn 08/04/2021
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Se você está pensando em abrir uma loja virtual, saiba que essa é uma excelente ideia. De acordo com um estudo feito pela Fecomercio de São Paulo, a participação das vendas do comércio online no varejo tradicional cresceu em 6 meses o mesmo que tinha crescido nos últimos 6 anos.

Isso demonstra, justamente, a mudança do comportamento do consumidor com a pandemia de covid-19, que passou a aprender e a preferir as compras online, aquecendo esse setor.

Mas, para ter sucesso no empreendimento, é fundamental seguir alguns cuidados e dicas. Inclusive calculando bem qual será o seu custo e a previsão de lucros. Siga conosco!

Como montar uma loja virtual?

Para montar uma loja virtual, você deverá fazer um bom planejamento, afinal, este é um empreendimento como qualquer outro. Então, é essencial que você encontre um bom nicho de atuação, atente-se ao perfil do seu consumidor, avalie a concorrência e faça uma estimativa de custos e de lucros para os primeiros meses.

Além disso, será preciso:

  1. registrar o domínio, ou seja, o “endereço virtual” do seu site;

  2. escolher a plataforma ou construir o seu e-commerce de maneira personalizada, avaliando quais itens são essenciais para uma boa experiência do usuário;

  3. investir em marketing digital para poder ficar bem ranqueado para as principais palavras-chaves do seu mercado e dos produtos que você vende;

  4. comprar os produtos e criar seu estoque, o que pode variar dependendo do tipo de produto que você vende;

  5. administrar o seu negócio, considerando a logística de entrega, os custos de atuação e a margem de lucro.

O mais importante de todas essas dicas, contudo, é SEJA REALISTA! Muitas pessoas acreditam que ter uma loja virtual é mais fácil do que uma loja física – e que poderão ganhar muito dinheiro, trabalhando pouco e sem investir. 

Isso não é verdade. Se você deseja lucrar nesse setor, terá que investir tempo e dinheiro, dedicando-se ao seu negócio para conseguir colher os resultados esperados, que não serão imediatos.

Quanto se gasta para abrir uma loja virtual?

Depois de ver os passos principais para abrir uma loja virtual, já deu para notar que várias etapas exigem investimento, não é? Vamos ver em detalhes.

Registro do domínio

O registro do domínio é um dos primeiros itens que você deverá pagar para ter sua loja virtual. Você precisará pensar em quantos domínios terá de contratar. Se a ideia é ter apenas a loja virtual, basta um registro – mas se você pretende inovar e oferecer páginas com mais informações e um blog, pode ser necessário pagar mais de um registro.

O custo de um domínio personalizado, está na faixa dos R$ 9,90 por mês. Há inúmeros tipos de planos de contratação – e você poderá fazer a compra por seis meses, por um ano ou por um período maior. Normalmente, quanto maior é o tempo de contrato, mais barato sairá o custo por mês.

Caso opte pela domínios.com.br, você pagará R$ 30 por ano e na domínios.com, R$45 – mas, como explicamos, isso dependerá do seu plano.

Há, ainda, as opções de domínios gratuitos. Contudo, eles não são indicados, pois não permitem personalização. Então, no endereço do site, constará o nome da empresa que está oferecendo o domínio gratuito.

Hospedagem

A hospedagem é a contratação de um servidor na internet onde a sua loja virtual ficará. É parecido com o aluguel do ponto comercial de uma loja física – servindo como um ambiente no qual você poderá disponibilizar seus produtos, fazendo o upload de arquivos etc.

Existem empresas que oferecem a hospedagem gratuita, incluindo loja virtual grátis. Mas se a sua ideia é ter um e-commerce realmente profissional, essa pode não ser uma das melhores ideias, já que o armazenamento será pequeno, o que poderá afetar a velocidade de carregamento do seu site e, consequentemente, a experiência dos seus clientes.

Os custos com a hospedagem também variam dependendo da empresa e do plano. Na Kinghost, por exemplo, há planos a partir de R$ 26,90 mensais (totalizando R$ 322 no primeiro ano) e na Hostgator, você encontra planos para um pequeno projeto online a partir de R$8,99 por mês, para contratos de adesão de 3 anos (totalizando R$322,65 nos 3 anos de contrato).

Construção do e-commerce

Aqui, os custos podem ser extremamente variáveis, dependendo da sua ideia e do porte da sua loja virtual. Se você for iniciar em um ramo muito específico – e que necessita de uma loja virtual personalizada, o melhor é contratar uma equipe de profissionais na construção do layout e da programação do site.

Os valores dependem muito da sua ideia, da agência contratada e dos serviços incluídos – e podem começar a partir de R$ 2 mil. 

Também existe a opção de você contratar ferramentas, com planos mensais em valores variáveis, dependendo da quantidade de produtos e das suas necessidades. Algumas têm planos iniciais custando R$ 150 mensais.

Parcerias com bancos e bandeiras de cartão

Quanto mais formas de pagamento você oferecer aos seus clientes, maiores as chances de vendas. E para oferecer todas essas opções, você precisará lidar com os intermediários, como Pagseguro, Wirecard, Paypal etc.

Nesse caso, considere que de 1 a 15% das suas vendas serão destinadas aos pagamentos desses intermediários.

Também há a chance de oferecer pagamento via PIX, que não tem cobranças de taxas adicionais e é mais rápido o recebimento.

Entregas

Para que seus produtos cheguem até os seus consumidores, é preciso pensar em uma estratégia de logística.

Basicamente, existem duas opções: entregas via Correios ou contratar o serviço de uma transportadora. Pelos Correios, você desembolsará menos, porém precisa ter um volume mínimo para que o contrato seja assinado.

Já ao optar por uma entrega particular via transportadora, você terá vantagens como acesso a um sistema integrado, impossibilidade de greves e atendimento personalizado.

Estoque de produtos

Impossível você abrir a sua loja virtual, sem produtos para vender, não é mesmo? O valor do estoque dependerá muito do tipo de produto que você comercializará.

Se a ideia é vender produtos de baixo custo, é possível ter um bom estoque com menos de R$ 3 mil, agora para produtos de valor mais alto, é preciso investir mais em um bom estoque, evitando ficar sem produtos para atender seus clientes.

Marketing Digital

Para conseguir vender, a sua loja virtual precisa começar a aparecer nas buscas no Google. Então, é fundamental pensar em estratégias digitais que ajudem a divulgar a sua marca.

No início, o Adwords e o Facebook Ads são boas ideias. Você poderá investir uma média de R$ 20 a R$ 50 por dia para que a sua empresa comece a ficar mais conhecida.

Além disso, é claro, você deverá pensar em estratégias para captar o tráfego orgânico e melhorar a autoridade da sua página. Nesse caso, é fundamental contar com uma boa agência parceira.

Já deu para notar que os custos para abrir uma loja virtual são variáveis, não é? Por isso, é fundamental você montar uma planilha detalhada com todos os custos do seu negócio e a previsão de lucros por produto comercializado.

Qual o faturamento médio de uma loja virtual?

O faturamento dependerá de uma série de variáveis, como o tipo de produto que você vende, a média de clientes mensais, o porte da sua empresa, entre outros.

Para uma loja virtual que vende roupas, por exemplo, o ideal é trabalhar com uma margem de lucro entre 40 a 50%, ou seja, quase metade de todo o dinheiro que entrar no caixa será usado para pagar contas, como o custo da compra dos produtos que serão vendidos na sua loja virtual, a manutenção do seu e-commerce e os impostos.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil montar a sua loja virtual? Tire a sua ideia do papel, venha conversar conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

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