SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?

Por BeeOn 03/08/2021
Compartilhe

Search Engine Marketing (SEM) também conhecido como marketing de motores de busca é um dos mais importantes atualmente dentro das estratégias digitais. Afinal, ele visa otimizar o site do seu negócio, tornando-o melhor classificado em buscadores como o Google e aumentando, assim, as chances de negócio.

Você ainda não investe em SEM? Siga lendo este conteúdo e entenda como esse tipo de marketing funciona e veja dicas para implementá-lo nas suas estratégias!

O que é Search Engine Marketing (SEM)?

Search Engine Marketing (SEM) é o marketing voltado para os mecanismos ou motores de busca. São estratégias que visam otimizar os sites e colocá-los no topo das pesquisas realizadas em buscadores como o Google, o Bing, entre outros.

Geralmente, dividimos o SEM em duas partes:

  1. SEO (Search Engine Optimization);

  2. Links Patrocinados.

Vamos ver cada um deles em detalhes?

SEO

Quando falamos em marketing digital, sem dúvida SEO é uma das siglas mais conhecidas. É um conjunto de ações e estratégias que ajudam a aumentar o tráfego e o desempenho de um site usando os resultados orgânicos.

Ou seja, são várias estratégias que incluem otimização do site e também dos conteúdos para que o domínio apareça melhor classificado nos resultados orgânicos das buscas realizadas no Google e em outros buscadores.

Entre as ações de SEO que podem ser feitas estão: melhora na velocidade do site, escaneabilidade, responsividade, uso de palavras-chaves, conteúdos otimizados, link building, entre outros.

Além desses pontos, também faz parte do SEO a indexação do site no Google. Isso se refere a capacidade dos robôs do Google de rastrear e incluir o seu site no índice.

O SEO pode ser dividido em ações on-page e off-page. On-Page inclui os fatores que serão otimizados no próprio site, como meta description, título, conteúdo, estrutura, velocidade de carregamento etc. 

Já o off-page se relaciona a inúmeras outras variáveis consideradas pelo Google que envolvem outros sites, redes sociais e blogs, por exemplo, os links de qualidade que redirecionam para seu site e seus conteúdos.

Links Patrocinados

Os links patrocinados são os famosos “anúncios” do Google. São aqueles resultados trazidos nas pesquisas indicados como “anúncios” – eles também podem ser feitos em redes sociais, blogs, portais e outros sites parceiros do Google.

Com os links patrocinados, é possível ter resultados mais rápidos e previsíveis, mesmo com investimentos relativamente baixos. Isso acontece porque é possível segmentar as campanhas de acordo com uma série de características.

Ao contrário dos anúncios tradicionais, os realizados no Google são feitos em uma espécie de leilão, nos quais a visibilidade da sua marca depende não apenas do valor investido, mas também da qualidade do seu site e do seu conteúdo.

A estratégia, normalmente, utiliza cobrança por cliques. Mas existem técnicas avançadas que permitem a otimização para conversões ou impressões (visualizações do anúncio).

Quais os benefícios do Search Engine Marketing (SEM)?

Quando falamos em pesquisas na internet, sem dúvida, o Google é o principal nome que nos vem à mente. De acordo com os dados da Internet Live Stats, em 2019, o Google processou 3,5 milhões de pesquisas por dia – uma média de 40 mil pesquisas por segundo.

Isso nos mostra o quanto as plataformas de pesquisa são cruciais para as empresas que desejam se destacar na internet. Assim, um serviço de SEM bem realizado é capaz de:

  • Aumentar o número de leads e potenciais clientes da sua empresa;

  • Gerar mais vendas;

  • Melhorar o tráfego do seu site ou e-commerce;

  • Ajudar no branding da sua marca;

  • Ajudar a entender mais sobre os seus clientes (analisando as palavras-chaves e termos mais pesquisados);

  • Garantir legitimidade, já que para muitas pessoas se uma empresa “não aparece no Google”, ela não oferece confiança ou qualidade;

  • É um conjunto de técnicas de baixo custo, capaz de gerar resultados mesmo com investimentos modestos, sendo acessível a empresas de todos os portes e segmentos.

Como aplicar SEM na sua empresa?

Já está convencido de que o Search Engine Marketing é importante para melhorar os resultados do seu negócio no ambiente virtual? Veja as dicas que separamos para uma excelente estratégia.

Invista em palavras-chaves de cauda longa

As palavras de cauda longa (long tail keywords) são as que estão ligadas a uma busca mais específica e geralmente envolvem termos e perguntas que os usuários estão pesquisando. Por exemplo: o que é SEM e como usar – demonstrando a intenção do usuário em aprender mais sobre o Search Engine Marketing.

Quando a pessoa digita uma frase no buscador, ela indica saber bem o que quer – por isso, esse é um público mais segmentado e atraí-lo pode ser excelente para suas estratégias. Além disso, as palavras-chaves de cauda longa, normalmente, têm uma competição menor, sendo mais fácil posicionar bem o seu site.

Use o Google Shopping

O Google Shopping é uma excelente vitrine virtual, mas muitos lojistas ainda não se atentaram a ele. Quando você digita algum produto no Google, os anúncios do Google Shopping dominam o topo do buscador, ficando acima dos links patrocinados – e chamando muita atenção do usuário, aumentando as chances de conversão.

Para usar essa ferramenta, crie uma conta no Google Merchant Center e integre-a ao Google Ads. Essa é uma ótima oportunidade para e-commerces, ajudando a destacar seus produtos e aumentar suas vendas.

Crie bons anúncios

As estratégias de links patrocinados são excelentes, principalmente se você deseja ter resultados mais rápido. Porém, é fundamental que os anúncios sejam persuasivos e otimizados, levando o usuário à página de vendas ou de conversão da sua estratégia.

Além disso, atenção à copy do seu anúncio. Ela deve ser instigante, conter a palavra-chave da campanha e ter um CTA chamativo, persuasivo e de fácil compreensão. Assim, haverá chances reais dos usuários sentirem vontade de clicar nos seus anúncios, melhorando os resultados.

Use o Google Analytics como aliado

O Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes no SEM, pois permite avaliar o desempenho do seu site e o comportamento do seu público. Use essa ferramenta para compreender a fundo: o volume de visitas, o tempo médio gasto nas páginas, os canais de origem, a taxa de rejeição e muitas outras métricas.

A partir desses dados, será mais fácil tomar decisões embasadas e estratégicas, que realmente tragam resultados.

Escreva bons conteúdos

Os conteúdos são muito importantes, principalmente nas estratégias de SEO, ajudando a posicionar bem o seu site organicamente. Embora exista uma infinidade de otimizações, a dica mais importante é escrever pensando sempre nas dúvidas do público que você deseja atrair.

Por isso é fundamental compreender muito bem quem são suas personas, entendendo especialmente as dores dessas pessoas. Pense que o seu conteúdo precisa ser o mais completo possível sobre determinado assunto, respondendo as dúvidas principais que as personas podem ter.

Antes de escrever um conteúdo, faça uma boa pesquisa, conferindo quais resultados estão em primeiro lugar e pensando de que forma você pode deixar o seu post ainda mais completo. 

Aprimore seu índice de qualidade

Quando o assunto são os links patrocinados, o índice de qualidade dos anúncios é crucial. Quanto melhor ele for, maior a frequência que sua campanha será mostrada nas páginas do Google – e menor será o seu custo.

Nesse caso, uma dica indispensável é adicionar a palavra-chave sempre na copy do seu anúncio e também na URL do seu site de destino, mostrando para o Google que suas ações estão alinhadas.

Evite as técnicas de black hat

Na internet, há muitas “técnicas” e “truques” para driblar o Google e colocar os sites nas primeiras posições sem esforço. São o que chamamos de técnicas de Black Hat. Embora elas pareçam tentadoras, na verdade podem trazer grandes prejuízos para o seu site.

Hoje, os robôs do Google estão muito inteligentes e conseguem detectar essas práticas antiéticas rapidamente. Isso significa que se você usar técnicas de Black Hat, poderá ser penalizado, dificultando muito para conseguir recuperar os resultados.

Além de todas essas dicas, uma das mais importantes é contar com uma equipe de profissionais especializados. Eles garantirão que as técnicas de SEM trarão os resultados esperados e estarão alinhadas com o seu plano de marketing e as metas da sua empresa.

E aí, gostou de saber mais sobre Search Engine Marketing? Quer contar com essa estratégia nas suas ações digitais? Entre em contato com nosso time de especialistas e saiba como podemos ajudá-lo!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
29/04/2021 - WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é Active Campaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: as 9 melhores ferramentas
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.