Divulgar seu negócio e atrair cada vez mais visitantes qualificados, sem precisar investir em mídia, é o sonho de todos os empreendedores. Mas você sabia que com o SEO para e-commerce isso é possível?
Isso porque as estratégias de SEO possuem o poder de atrair tráfego qualificado para o seu site, afinal existem milhares de pessoas procurando pelo seu produto ou serviço nesse exato momento, você só precisa exibi-lo da forma correta.
Quer saber mais sobre o SEO para e-commerce e como ele pode aumentar a visibilidade da sua loja virtual? Então siga essa leitura conosco!
O que é SEO para e-commerce?
O universo do SEO é bastante amplo, com estratégias que vão desde os termos utilizados ao construir uma página, até a arquitetura do site. Por isso, neste artigo, iremos nos aprofundar nas ações para lojas virtuais.
O SEO é a sigla de Search Engine Optimization, traduzido para Otimização para Mecanismos de Busca, uma estratégia para facilitar a forma como um site é encontrado pelos buscadores, como Google, Yahoo e Bing.
De forma simplificada, esse é o processo que permite que os mecanismos de busca apresentem a sua loja virtual nos resultados de uma pesquisa relacionada a algo que seu comércio oferece ou ao próprio nome da loja.
Entenda melhor sobre SEO em Marketing Digital neste artigo exclusivo.
Por que utilizar o SEO em lojas virtuais?
Mesmo entendendo melhor sobre o que se trata essa estratégia, talvez você esteja pensando se vale mesmo a pena lutar pelas primeiras posições dos buscadores.
E a resposta é sim, vale muito a pena!
Reflita só, quando você precisa descobrir quais são os melhores restaurantes da redondeza, o melhor destino para suas férias, como preparar uma receita ou quais os diferenciais de um novo aparelho eletrônico, onde você irá encontrar as respostas mais confiáveis? Isso mesmo, no Google.
Afinal, ele é o principal recurso que as pessoas utilizam para resolver questões. Além disso, a estratégia também permite ações como:
-
Atrair tráfego orgânico, sem investimentos em mídias pagas;
-
Ganhar autoridade no mercado, por estar posicionado à frente de seus concorrentes;
-
Gerar tráfego qualificado com clientes que se interessam em seu conteúdo;
-
Conquistar a confiança do usuário, ao solucionar sua dúvida ou problema.
Como fazer SEO para e-commerce?
Viu só como é importante manter o seu negócio bem posicionado no Google? Então agora é hora de descobrir o que fazer para garantir esses resultados. Confira algumas estratégias básicas para começar sozinho.
Faça o planejamento das palavras-chave
Toda estratégia de SEO tem como ponto de partida as palavras-chave. Afinal, é a partir delas que o usuário poderá encontrar a sua marca nos buscadores, por isso é importante fazer essa seleção com base no funil de vendas.
Por exemplo, para atrair tráfego para todas as etapas da jornada de compra, você poderá utilizar palavras Head Tail, como “jaqueta jeans”, para usuários que ainda estão iniciando suas buscas sobre o produto a fim de conhecer mais sobre ele, e as palavras Long Tail, como “jaqueta jeans plus size feminina”, quando ele já estiver mais decidido, ou seja, pronto para realizar a compra do produto.
Mas antes disso, é importante entender bem o que os usuários estão buscando dentro do seu nicho de mercado, além do que seus concorrentes estão utilizando, para então analisar as melhores palavras para começar as estratégias de seu site.
Use-as para nomear seus produtos
Ao entender como os usuários estão buscando pelo seu produto e ter encontrado os termos ideais para o seu nicho, agora é hora de utilizá-los.
Voltando ao exemplo anterior, imagine que você possui uma loja de roupas plus size e que, em sua nova coleção, as jaquetas jeans são as protagonistas. Por mais que essas peças sejam super estilosas e desejadas por muita gente, será que utilizar o termo “jaqueta jeans feminina plus size” será relevante para que seus possíveis clientes encontrem o seu produto?
Em uma rápida pesquisa ao planejador de palavras do SemRush, percebemos que o termo acima possui sim uma certa relevância, porém ainda podemos ver outras opções com volume de buscas superior, ou tão relevante quanto, confira:
Captura de tela do planejador de palavras-chave SemRush
Viu só, levar sempre em conta o que as pessoas buscam na hora de definir suas URLs, nomes de produtos e as categorias da sua loja, será uma importante ação para atrair cada vez mais novos visitantes e transformá-los em clientes.
URLs amigáveis
A URL também é um fator de extrema relevância para garantir um bom ranqueamento no Google, por isso deve sempre conter a palavra-chave principal sobre o assunto da página.
Uma boa prática é evitar ao máximo o uso de códigos com parâmetros, deixando sua estrutura o mais simples e compreensível possível.
Saiba mais sobre as URLs rastreáveis em nosso conteúdo completo sobre UTM.
Imagens também fazem a diferença
Incluir imagens em seu site é uma ação indispensável, afinal será através delas que o usuário terá o primeiro contato com o seu produto ou serviço.
Descubra agora algumas práticas que podem influenciar no SEO para e-commerce no quesito imagens.
-
Texto alternativo: Você sabia que os buscadores conseguem ler imagens e identificar do que elas tratam? Por isso, é importante que as mesmas estejam acompanhadas de um “Texto Alternativo”, ou "Alt Text”, como forma de descrevê-las para um melhor ranqueamento e também como forma de acessibilidade para pessoas com deficiência;
-
Nome do arquivo: A forma como o nome da imagem está salvo na hora de inseri-la ao site fará toda a diferença. Por isso, ao invés de colocar o nome apenas como “imagem.jpg” utilize as palavras-chave dos elementos presentes na imagem;
-
Tamanho do arquivo: É importante que o arquivo vinculado esteja nas dimensões adequadas para garantir um carregamento ágil sem perder a boa qualidade;
-
Legendas: Coloque legenda nas imagens utilizadas descrevendo o significado delas e utilizando a palavra-chave de forma natural.
Linkagem interna
A linkagem interna é um dos principais fatores considerados pelo Google para entender a relevância de uma página, afinal o fato de um link ser vinculado diversas vezes em diferentes locais, irá demonstrar a importância do conteúdo.
Outra vantagem de incluir links internos é a possibilidade de aumentar o tempo que um usuário permanece no site. E, quanto mais tempo no site, maior a chance daquele visitante se tornar um cliente.
Além disso, essa estratégia pode garantir a boa navegabilidade do site, pois assim o visitante terá mais conteúdo para ler e entender sobre o assunto tratado na página.
Meta Tags
Para identificar no Google sobre qual assunto a sua página trata, são utilizados o Meta Description, o texto descritivo que acompanha o Meta Title, o título de sua página nos resultados de uma busca, veja na imagem:
Exemplo de meta title e meta description em SEO para e-commerce
Uma boa meta tag influenciará diretamente na quantidade de visitas vindas dos resultados dos buscadores, por isso é importante definir uma para cada página do seu site, incluindo as palavras-chave e criando textos que despertem a vontade de clicar naquele resultado.
Para isso, evite algumas práticas, como:
-
Descrições que não tenham a ver com o conteúdo da página;
-
Textos genéricos;
-
Copiar e colar um parágrafo já existente;
-
Utilizar somente palavras-chave.
Escreva para pessoas
Apesar de que a melhor forma de garantir boas posições no Google seja agradando aos buscadores com as boas práticas do SEO para e-commerce, ainda precisamos nos lembrar de que o conteúdo é com foco no usuário.
Por isso, não adianta encher o seu site de palavras-chave ou descrições chamativas, se elas não fizerem sentido para o leitor.
Além disso, vale saber que existem outros meios, além das palavras, de se garantir a boa experiência do usuário, como as Heading Tags, a velocidade de carregamento e a arquitetura do site.
Lembre-se, a boa experiência do usuário também é uma métrica de ranqueamento.
Conclusão
Neste conteúdo, você pôde ver melhor como funciona o SEO para e-commerce e como essa ação é importante para destacar o seu negócio em meio aos seus concorrentes.
Com as dicas acima, você poderá dar os primeiros passos para implementar essa estratégia de forma simples e gratuita. Mas lembre-se, essas ações são orgânicas, com resultados a longo prazo, por isso é preciso ter paciência.
Mas, se você busca por estratégias de SEO mais avançadas para o seu negócio, ou deseja implementá-las com diferentes ações, então você acaba de encontrar a solução.
Entre em contato com nossos especialistas e conheça os serviços ideais para levar a sua loja virtual para outro patamar.