Melhorar o contato com o cliente, reconhecer suas necessidades e características e auxiliá-los na tomada de decisão é uma das ações mais importantes que uma empresa pode tomar. Mas, você sabia que com um sistema CRM esse trabalho pode se tornar ainda mais assertivo?
Afinal, as ferramentas de CRM são essenciais para realizar o gerenciamento da carteira de clientes e aprimorar essas relações, um dos principais fatores para se alcançar o sucesso.
Quer saber mais sobre o sistema CRM e como utilizá-lo para garantir propostas mais certeiras e vender mais? Veja nesse conteúdo aprofundado sobre o assunto.
O que é CRM?
A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente em português.
Como o próprio nome já diz, essa é uma estratégia que utiliza diferentes táticas para gerenciar e garantir o bom relacionamento com o cliente.
Além da comunicação, também possui o propósito de gerenciar as atividades do setor comercial e facilitar o direcionamento dos leads da empresa para as etapas finais do funil de vendas. Dessa forma, as empresas devem utilizar o CRM para conhecer melhor seus clientes e oferecer o que eles precisam no momento ideal.
Também são funções de um CRM:
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Organizar as informações;
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Integrar os dados de diferentes áreas da empresa;
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Acompanhar a jornada do consumidor;
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Facilitar o andamento das etapas do funil de vendas;
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Gerar relatórios.
O que é o sistema de CRM?
O sistema CRM é basicamente o que faz todo o conceito dessa estratégia acontecer, sendo responsável pela relação entre o consumidor e a empresa, armazenando dados relevantes para a empresa e a equipe de vendas sobre os potenciais e atuais clientes, como:
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dados gerais como nome, telefone, endereço, entre outros;
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contatos que já fizeram com a empresa;
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visitas nos sites da empresa;
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e-mails;
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interações por telefone.
Mas além de ser apenas um software de armazenamento, este é capaz de identificar padrões de comportamento que possibilitam a antecipação das demandas, a satisfação dos consumidores e a melhoria da rentabilidade da empresa.
Isso é possível por meio da automação realizada pelo sistema CRM, como uma forma de controle da jornada do cliente e garantia de que as etapas da jornada do funil de vendas serão cumpridas da melhor forma.
Como funciona um software de CRM?
Como dissemos, um software de CRM será o grande responsável para que o trabalho de relacionamento com o cliente seja executado da melhor maneira, fazendo o acompanhamento diário de um lead capturado através das estratégias colocadas em prática.
O sistema CRM irá registrar todas as informações possíveis e importantes para a sua marca e também as interações em pontos de contato como:
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Assinatura de Newsletter;
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Visitas em um site;
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Atendimento em chat, telefone ou e-mail.
Além disso, existem outros potenciais a se explorar junto de suas estratégias, como:
Centralizar contatos
Com as informações registradas em um só lugar, tudo poderá ficar mais fácil, por isso, uma ferramenta de CRM também funciona como uma grande base de dados de contatos, mantendo o cadastro do cliente sempre atualizado.
Gerenciador de informações
As informações são como ouro para as empresas, afinal com os dados é possível saber exatamente qual o melhor momento para uma abordagem e qual oferta realizar.
O sistema CRM também identifica quais canais o consumidor mais visita, onde ele busca informações sobre a empresa e onde prefere ser atendido.
Use um sistema automatizado de alertas
Utilizar um software é fundamental para a automatização do sistema, podendo emitir alertas como:
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quando um consumidor interage com um ponto de contato;
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quando um novo lead é obtido;
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toda vez que um prospect ou cliente solicita atendimento em um canal;
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quando há um pedido de orçamento.
Potencialize suas vendas
Muitas pessoas acreditam que o CRM possui como principal função a geração de vendas, por conta de sua grande influência nas conversões.
Apesar de possuir funções muito mais extensas, definitivamente é possível potencializar os números com a ajuda da ferramenta, através de suas informações estratégicas.
Melhore sua gestão de carteira de clientes
A carteira de clientes é composta por três categorias: prospects, clientes e clientes inativos, sendo possível potencializar suas vendas com o sistema CRM, de forma que:
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Realize uma venda para quem nunca comprou (prospects);
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Volte a vender para quem parou de comprar (clientes inativos);
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Realize mais vendas para quem já compra (clientes).
Antecipe os desejos dos consumidores
Com os registros feitos pelo sistema CRM é possível realizar sugestões nos momentos ideais, com foco no cross sell e up sell e, é claro, melhorar as chances dessa sugestão ser uma antecipação bem sucedida.
Os tipos de sistema CRM
O software de CRM é indispensável para realizar uma gestão mais precisa dos clientes, com uma tecnologia que facilita a personalização, segmentação e acompanhamento dos contatos.
Mas para isso, é importante entender melhor sobre as diferentes estratégias de negócio em que o sistema CRM pode ser aplicado.
CRM Analítico
O sistema de CRM analítico possui como função coletar, organizar e apresentar dados relevantes dos clientes para a empresa, a fim de entender questões como:
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Qual é o perfil de consumidor que mais compra o produto ou serviço;
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Em quais etapas de vendas os leads demoram mais a avançar;
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Quando é a hora certa de oferecer um upgrade.
De forma geral, o foco é oferecer dados estratégicos que possam ser utilizados para melhorar as ofertas aos consumidores.
CRM Operacional
O CRM operacional é um dos mais utilizados por profissionais do marketing, contribuindo ativamente para a execução das etapas do processo de vendas e atendimento.
O sistema disponibiliza os recursos necessários para se executar excelentes contatos, garantindo a personalização da conversa e o acesso rápido a tudo que irá contribuir para a conversão.
Vale lembrar que o CRM também é uma ferramenta indispensável para o pós-venda, contribuindo para melhores resultados de satisfação.
CRM Colaborativo
A colaboração entre os diferentes setores da empresa é o foco do CRM colaborativo, permitindo que os departamentos acessem os dados de maior necessidade para suas demandas.
Por exemplo, o RH poderá acessar um conjunto de dados que indiquem o volume de vendas por profissional, a fim de realizar o controle de desempenho, enquanto o setor financeiro usa as mesmas informações para calcular as comissões.
CRM Estratégico
Por fim, esse é o sistema que reúne todas as funções dos demais, garantindo acesso à poderosos recursos que atuam na melhoria da relação entre a empresa e o cliente.
Quais as melhores ferramentas do mercado
Para atingir o vasto e concorrido mercado digital, hoje em dia, existem diversas opções para quem busca ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente.
Encontrar o sistema CRM ideal para a sua empresa irá depender dos recursos oferecidos e como você busca potencializar suas estratégias.
Confira as mais indicadas no mercado hoje:
RD Station CRM
O RD Station é uma ferramenta de automação de Marketing Digital que reúne os principais recursos para realizar estratégias que garantem eficiência e produtividade.
Além de sua metodologia própria e diversas funcionalidades, o RD Station possui um sistema CRM eleito como a melhor ferramenta do Brasil, garantindo praticidade para a gestão do processo comercial.
Um grande diferencial do RD Station CRM é a integração nativa com o RD Station Marketing, possibilitando um histórico completo de uma oportunidade no momento da venda, além de benefícios como:
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Automatize processos comerciais;
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Gerencie equipes e vendedores;
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Registre tudo no histórico;
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Nunca esqueça compromissos;
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Venda pelo WhatsApp;
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Cresça com previsibilidade.
ActiveCampaign CRM
O ActiveCampaign também é uma ferramenta para automação de marketing que, apesar de ser uma empresa norte-americana, a ferramenta vem, cada vez mais, investindo no Brasil.
Além de permitir realizar vários tipos de automação dos processos de vendas, suporte e marketing, a ferramenta também oferece suas funcionalidades para CRM, possibilitando o gerenciamento de todo o relacionamento com o cliente.
Com o ActiveCampaign CRM, é possível automatizar, padronizar e eliminar os processos manuais e repetitivos, além de garantir benefícios como:
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Relatório de vendas;
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Probabilidade de ganhos;
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Automação de marketing;
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Segmentação;
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Pontuação de leads;
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Notificação por e-mail.
Quer saber qual delas pode gerar os melhores resultados para o seu negócio? Confira esse conteúdo completo sobre as ferramentas. RD Station ou Active Campaign qual é a melhor opção para empresas.
Conclusão
A concorrência no mercado digital está cada vez mais acirrada, independente do nicho de atuação, o que traz a necessidade de se buscar sempre por novas formas de facilitar os processos de vendas e relacionamento com o público.
Nesse conteúdo, você pôde entender mais sobre como um sistema CRM funciona e a sua importância nesse cenário.
Afinal, a plataforma oferece inúmeros benefícios que geram impacto desde a gestão, até os processos pós-venda de uma marca, seja ela de pequeno ou médio porte.
A verdade é que, se você deseja desenvolver o processo de vendas de sua empresa, otimizar seus resultados de marketing e oferecer uma ótima experiência aos seus clientes, sua empresa precisa de um CRM. E o melhor, nós cuidamos disso para você!
A BeeOn é uma Agência de Inbound Marketing com grande experiência em ferramentas de automação. Por isso, sabemos exatamente como o sistema CRM pode alavancar a sua marca.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas propostas.