Nos últimos anos, você deve ter visto como as marcas têm estado cada vez mais presentes nas redes sociais, o que é um indicador de uma outra grande presença – a atuação do social media.
Para a maioria dos brasileiros, ficar tantas horas imerso nas redes sociais e acompanhar as principais tendências é mais um hábito.
Mas a rotina de um social media é muito mais complexa, são análises e estudos constantes para a construção de boas estratégias. Ainda, é claro, há a grande responsabilidade de ser porta-voz de uma marca.
Se você sempre teve interesse em saber mais sobre o que é social media, o que faz um profissional da área e o que é necessário para se tornar um, siga conosco até o final!
Social Media: O que é
O social media é o responsável por gerenciar e cuidar de diferentes redes sociais, seja de uma ou mais empresas.
É este profissional quem define o que será vinculado, qual o tipo de linguagem a ser utilizada, o tom da interação com o público, as principais estratégias para envolvimento e engajamento, assim como a mensuração de resultados.
Conhecer a fundo as ferramentas digitais e suas funcionalidades está entre os principais requisitos, visto que as chances de desenvolver ações precisas e assertivas são maiores a partir do domínio.
E como as novidades nunca param de chegar nas redes sociais através de aprimoramentos, novos formatos de conteúdo ou mudanças de algoritmo, um bom social media deve perseguir a curiosidade e a sede por conhecimento.
Assim, se manter atento aos conteúdos mais relevantes, ao que tem gerado mais envolvimento e a forma como os usuários têm se apropriado das tendências, é primordial para o seu dia a dia.
O que faz um social media?
Deu para perceber que trabalhar diariamente com as redes sociais é bem diferente de ser um usuário assíduo, não é?
Normalmente, o maior tempo gasto pelos usuários dentro das plataformas digitais é de entretenimento. No caso do social media, o olhar analítico é o que direciona a melhor forma de uso, ou seja, é muito trabalho duro.
Nesse contexto, a rotina do social media está pautada em realizar curadoria de conteúdo, planejamento de publicações, alimentação de interações e análise contínua do comportamento do público.
São inúmeras responsabilidades, já que tudo o que está associado ao gerenciamento de redes sociais é função do social media, quer dizer, é missão dele assegurar a longevidade digital da marca.
Entender profundamente o público-alvo e a persona é item básico para desenvolver qualquer estratégia de marketing e, na realidade do social media, é ainda mais indispensável.
Afinal, quando existe o interesse em estabelecer uma conexão valiosa com alguém, é preciso saber quais são suas maiores paixões, suas principais dores, o seu modo de falar e qualquer informação capaz de gerar identificação.
Em meio a tantas informações, esse profissional precisa ter muita energia, disposição e vontade para se adaptar às mudanças e entender minuciosamente a singularidade das redes sociais mais notáveis.
O que é preciso para ser um social media?
A paixão pelas redes sociais é latente no coração do brasileiro, o Brasil lidera o ranking como o terceiro país que mais permanece on-line nas mídias sociais, sendo o tempo médio de uso de 3h42m.
Se a realidade é de uma população intensamente conectada e apaixonada por se comunicar, atuar como social media, provavelmente, também está na lista de trabalho dos sonhos.
Ao longo dos anos, a área da comunicação tem se mostrado flexível em relação às formações e diplomas acadêmicos, mas a habilitação e os conhecimentos específicos ainda são bastante valorizados.
O que significa que para ser um social media são necessárias, em geral, graduações em cursos como Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo, Relações Públicas e Letras.
Mas um usuário que possui domínio acerca das ferramentas disponíveis dentro das plataformas digitais e skills mais importantes, mesmo que não seja formado em áreas afins, pode desempenhar o papel de social media.
Principais skills de social media:
-
Habilidade analítica;
-
Pensamento estratégico;
-
Gerenciamento de tempo;
-
Gerenciamento de projetos;
-
Conhecimento de tendências;
-
Construção de relacionamentos;
-
Criatividade;
-
Flexibilidade.
Habilidade analítica
O social media lida com diferentes tipos de métricas, no intuito de mensurar o alcance, o engajamento e o grau de interatividade dos usuários. Por isso, saber ler e interpretar o que os dados comunicam é extremamente necessário.
Pensamento estratégico
Ações aleatórias, desenvolvidas sem algum propósito, não garantem bons resultados e em nada acrescentam a sua marca. Assim, é a capacidade de pensar de modo estratégico que permitirá o sucesso de suas mídias sociais, o que só acontece com muito estudo.
Gerenciamento de tempo
Toda interação ou publicação precisa ser planejada com antecedência, estando pronta para ser liberada com apenas um clique. Sendo assim, é essencial ter um calendário de publicações e conhecer os horários de maior acesso do seu público-alvo.
Gerenciamento de projetos
Na maioria das vezes, os trabalhos de marketing envolvem toda uma equipe. Para o desenvolvimento de estratégias eficazes e coerentes, você deve alinhar o seu trabalho ao de outros setores, seja para planejar o orçamento da campanha ou para avaliar os resultados junto ao analista de mídia.
Conhecimento de tendências
Acompanhar as principais tendências e saber a melhor forma de aproveitá-las para gerar mais interações são duas tarefas indispensáveis, principalmente, quando o assunto é gestão de redes sociais.
Construção de relacionamentos
Envolver o cliente e demonstrar a importância de sua marca na vida dele, não é algo fácil, exige o estabelecimento de uma relação. Dessa forma, manter diálogos frequentes com o público e assegurar que as interações continuem são primordiais.
Criatividade
Com a presença de tantas empresas nas redes sociais, é urgente conseguir se diferenciar e ser notável para os usuários. Ou seja, explorar a criatividade e pensar fora da curva precisa ser a realidade do social media.
Flexibilidade
Como apresentado no decorrer do conteúdo, a rotina de quem trabalha como social é de constante agitação e mudanças. Então, quanto maior for a flexibilidade e a facilidade para se adaptar, melhor é.
Com tantas informações sobre o que é social media e como este profissional atua, agora você sabe o que é necessário para iniciar nessa profissão.
Esperamos que suas principais dúvidas tenham sido esclarecidas. E se você deseja aprender mais sobre boas práticas de marketing, acompanhe os últimos conteúdos!