Criado em 2013, pelos russos Nikolai e Pavel Dulov, o Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas. É uma plataforma intuitiva, rápida e segura, e por ser baseada na nuvem, se adapta a qualquer dispositivo operacional.
O Telegram é utilizado, principalmente, para o envio de mensagens, fotos, áudios e vídeos entre os usuários - assemelhando-se ao WhatsApp. E pela capacidade de estreitar o relacionamento dos clientes com a empresa, o aplicativo se torna um grande atrativo de vendas e uma excelente ferramenta para implementar as estratégias digitais. Entenda mais a seguir!
O que é o Telegram?
Desenvolvido pelo russo Pavel Durov, o Telegram é um aplicativo de mensagens e uma multiplataforma que pode ser acessada a partir de vários dispositivos e sistemas operacionais.
Assemelhando-se ao WhatsApp e Facebook Messenger, o Telegram é uma alternativa a outras soluções do gênero - possibilitando a troca de mensagens entre contatos, envio de áudios e anexos, videochamadas e conversas em grupo etc.
A plataforma conta com 400 milhões de usuários ativos mensalmente.
Pela semelhança visual ao dos concorrentes, é fácil e intuitivo usar o Telegram pela 1ª vez.
Agora que você entende um pouco mais sobre o Telegram, está na hora de descobrir suas funcionalidades.
Quais as funcionalidades do Telegram?
Tamanho do Anexo
Uma das grandes vantagens do Telegram, com certeza, é a capacidade de enviar arquivos de até 1,5 GB. Para que se contentar com poucos MB dos concorrentes se você tem um aplicativo com capacidade giga para enviar seus arquivos? Rs
Personalização
Personalizar os dados do seu negócio é a primeira etapa para começar a usar o Telegram. É possível inserir foto, nome da empresa no perfil e mais: incluir um link para seu site.
Dessa forma os seus potenciais clientes têm uma experiência muito mais completa com sua empresa. Afinal, além do contato com sua marca, eles podem querer saber mais sobre seus produtos e serviços - que vão estar disponíveis na sua loja virtual.
Áudio
Além de poder enviar áudios pelo Telegram, o aplicativo permite a acelerar a reprodução antes mesmo do WhatsApp. Ajudando o usuário a ganhar tempo.
Canais
Os canais são parecidos com grupos. Neles, apenas os administradores podem fazer postagens. Este mecanismo permite que uma pessoa ou empresa se comunique com uma grande quantidade de usuários ao mesmo tempo.
Sincronização
Como já dissemos na introdução, o funcionamento do Telegram é baseado na nuvem. Isto significa que, tudo o que você faz no aplicativo, seja no celular, computador ou outro dispositivo, fica sincronizado e garante praticidade ao se comunicar com clientes e seguidores.
Por que e como utilizar o Telegram como estratégia de marketing digital no seu negócio?
Bots
Bots ou robôs virtuais, são pequenos programas que resolvem as questões de baixa complexidade do usuário, minimizando o tempo de atendimento por parte de um humano. Isso é bom para manter clientes satisfeitos e otimizar as tarefas da sua equipe.
No site Botlist.co, por exemplo, você encontra alguns bots disponíveis para uso em várias plataformas - entre elas o Telegram. Eles estão organizados em categorias como: pagamentos, eventos, marketing, analytics, jogos e outras.
Outra possibilidade é criar um bot com a ajuda do BotFather, integrante do Telegram. Por ele, você desenvolve atividades sob medida.
Relacionamentos
Lembra que falamos sobre a possibilidade de criar canais no aplicativo? Pois então, a produção de conteúdos relevantes para o seu potencial cliente é de extrema importância para a nutrição de leads. Quanto mais você informa seu lead sobre a sua empresa, mais fácil ele passará pelas etapas do funil até a finalização da venda. E por isso o canal do Telegram é tão importante para seu negócio, pois ele permite que você informe um grande número de usuários sobre a sua empresa, aproximando o contato e criando uma admiração pelo seu negócio.
Interação Facilitada
As enquetes no Telegram facilitam a vida do seu cliente. Isto porque, com apenas um clique, ele consegue expressar sua opinião. Além disso, a enquete permite que você conheça melhor o seu público - te orientando nas estratégias de marketing personalizadas.
O recurso de enquete está disponível como se fosse um anexo que pode ser enviado em uma conversa. Depois, clique em “Enquete” e defina os detalhes dela, como perguntas e alternativas.
Ao usar esse recurso do Telegram, você cria um planejamento mais direcionado com detalhes e preocupações da sua persona, tornando suas estratégias de marketing muito mais assertivas.
Percebemos, neste conteúdo, que o Telegram é outra plataforma que agrega na sua estratégia digital. Mesmo não sendo tão popular quanto o WhatsApp, o Telegram tem recursos que fortalecem o relacionamento com a base de clientes e leads - permitindo uma interação mais próxima e personalizada para dar mais consistência aos objetivos do seu negócio.
E por falar em estratégias digitais, que tal ler mais conteúdos que enriquecem as táticas do seu negócio? Confira os tópicos do nosso blog e leia os que mais te agradam!