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Tendências para as lojas virtuais em 2020

Por Janaina Bissoli 28/02/2020
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Quando vemos as pesquisas que apontam o e-commerce como uma grande tendência para este e para os próximos anos, não é equívoco. Isso porque, mesmo com a crise econômica que ainda reflete na nossa realidade, o mercado online não deixou de crescer. Portanto, para você que tem uma loja virtual ou pretende dar início, falaremos nesse artigo as principais tendências para você ficar atento:
 
Otimizar e agilizar o tempo de entrega, será que é possível?
Os processos de logística para entrega dos produtos do comércio virtual estão sendo cada vez mais aprimorados. É uma grande tendência que essa entrega seja cada vez mais rápida. Dois termos já utilizados podem se tornar ainda mais frequentes, são eles: Next Day Delivery e o Same Day Delivery, que significam “entrega no dia seguinte” e “entrega no mesmo dia”.
 
Como a sua loja virtual tem apresentado o produto?
Para quem ainda não sabe, todo conteúdo em formato de vídeo é mais consumido e gera maior engajamento do que imagem. Por isso, especialistas afirmam que até este ano, 75% dos conteúdos adotarão este formato. Ainda mais se tratando de apresentação de um produto, aquele que será comprado em plataforma virtual, a sua apresentação descritiva em vídeo gera muito mais confiança e permite uma melhor visualização aos detalhes. 
 
Os nossos clientes estão comprando pelo computador ou mobile?
Uma grande oportunidade que surgiu para as lojas virtuais está exatamente neste ponto. Os apps para dispositivos móveis estão cada vez mais conquistando o seu lugar. A tendência é que mais de 50% das compras sejam efetuadas pelo celular ou tablets. Uma outra informação relevante é que a taxa de conversão nas vendas através de um aplicativo são 3x maiores do que em relação ao mobile web.
 
Compras por comando de voz, é ou não uma crescente?
Sim! E além de uma crescente, é também uma das tendências que queremos que esteja no seu foco. Lojas virtuais que consigam realizar buscas e até mesmo finalizar compras por comando de voz têm tudo para conquistarem um espaço maior. A tendência já tem um nome: Voicecommerce, e reflete principalmente na comodidade do cliente não precisar tocar no celular para realizar uma compra do início ao fim.
 
Sua loja virtual já está no Google Shopping? 
Se ainda não está, você precisa agilizar essa questão o quanto antes. Você provavelmente já viu os anúncios do Google Shopping quando foi pesquisar sobre algum produto. Estes anúncios são bastante relevantes, porque trazem consigo o preço do produto com uma imagem de alta qualidade. O link de acesso ao Google Shopping é este a seguir: https://www.google.com/shopping. 
E você deve estar se perguntando qual a diferença de anunciar no Google Shopping a outros anúncios comuns. A diferença é que os primeiros citados costumam aparecer no topo da lista de busca, chamando assim mais a atenção do pesquisador. Portanto, conforme dados apontam, a taxa de conversão é 130% mais alta que os comuns. 
 
Se as suas redes sociais estiverem integradas à loja virtual, você conseguirá um resultado ainda melhor.
As redes sociais são plataformas onde as pessoas compartilham cada vez mais os seus gostos e se conectam com seus ideais. Provavelmente pelo menos algum dos seus públicos alvos também estão por lá. Então por quê não integrar sua loja virtual onde há um grande fluxo de possíveis consumidores da sua marca?
 
Seus produtos podem ser customizados?
O fato do mercado virtual estar crescendo significa também que cada vez mais concorrentes estarão presentes e mais próximos do seu negócio. Isso significa que muitas irão oferecer o mesmo produto que você. E aí, como você vai se diferenciar dele?
Uma grande tendência são os produtos personalizados, a ideia de que apenas o consumidor terá uma peça com aquelas características sai na frente de qualquer concorrência, pode apostar! Então se você tem a possibilidade de customizar o seu produto, ofereça esse serviço já!
 
Quais opções de pagamento você oferece ao seu cliente?
A ideia é ser flexível com as formas de pagamento que você oferece. Seja naquelas parcelinhas sem juros, ou um bom desconto no pagamento à vista. Algumas formas de pagamento não podem faltar no seu e-commerce, são elas: Boleto Bancário, Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Transferência, Gateways e Intermediadores. 
 
Como você tem captado informações sobre o visitante do seu e-commerce? 
Ter pontos de captação e conversão no site é crucial. Isso significa que formulários, botões CTA, popups de cadastro e Landing Pages são indispensáveis. É através dessas ferramentas que você conseguirá mais dados sobre o seu consumidor ou visitante do seu site. E por que esses dados são tão importantes? Conhecer melhor o seu cliente significa também estar mais próximo e conhecer suas necessidades, assim você poderá oferecer o produto certo, no momento certo. E então suas vendas estarão seguras, não é mesmo?
 
Por fim, já sabemos que o comércio virtual será cada vez mais personalizado e automatizado. Para você que está abrindo uma empresa física ou já possui uma, é importante ficar de olho na oportunidade de mesclar o offline com o online. Planeje ao máximo as estratégias do seu negócio virtual e coloque em prática o mais rápido possível, e todo o destaque pode ser seu.
 
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