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Tráfego Pago: como investir e aplicar na sua empresa

Por Irine Bueno 19/04/2023
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O tráfego pago é uma das melhores maneiras para potencializar seu negócio, seja para aumentar as visitas no site ou redes sociais ou até mesmo para consolidar sua marca no mercado. 


Apesar dessa estratégia ser uma grande aliada para alcançar o sucesso para todo tipo de negócio, os anúncios pagos ainda assustam aqueles que não conhecem bem a sua funcionalidade. 


Porém, alcançar o equilíbrio perfeito entre investimento e retorno pode não ser tão difícil assim!


Quer saber mais sobre o tráfego pago e como fazer valer a pena todo o dinheiro investido nesses anúncios? Então não perca esse conteúdo. 

O que é tráfego pago?

O tráfego pago é uma estratégia de marketing específica para atrair e direcionar visitantes para seu site, blog, e-commerce ou para suas redes sociais. 


Mas, ao contrário do tráfego orgânico, essa estratégia se trata de um tipo de mídia paga que pode ser feito tanto através dos mecanismos de busca - como Google, Yahoo, etc -, redes sociais - como facebook, instagram, twitter, etc - ou diversos outros sites


Por precisar de investimento para poder rodar seu anúncio, sua única desvantagem é que, se o dinheiro investido acabar, o anúncio sairá do ar e não aparecerá mais para os usuários. 


Por isso, utilizar outras estratégias além desta - como estratégias de SEO, E-mail Marketing e Marketing de Conteúdo - será indispensável para atrair visitantes até sua página. 

Qual a diferença entre o tráfego pago e orgânico?

De forma mais simples, pode-se considerar que a maior diferença entre essas estratégias é o investimento. 


Enquanto no tráfego pago é utilizado muito do investimento financeiro para aumentar os acessos em uma página, no tráfego orgânico o maior investimento é em tempo, dedicação e técnica. 

Ou seja, o tráfego orgânico não tem custos e o visitante chegará até sua página de forma natural, enquanto nas mídias pagas, os acessos chegarão através dos anúncios feitos pelas plataformas escolhidas.


Vale ressaltar também que, com o orgânico, os resultados tendem a acontecer a longo prazo, porém pode trazer mais relevância e autoridade para a sua marca. 


Já com o tráfego pago, os resultados costumam ser mais rápidos, através das segmentações e otimizações presentes nas ferramentas de anúncios. 

Como fazer o tráfego pago?

Para começar a investir em tráfego pago, existem alguns passos importantes, como: 


  1. Definir o público alvo do seu produto ou serviço;

  2. Encontrar a plataforma em que seu público alvo está presente;

  3. Traçar suas metas e objetivos;

  4. Planejar e estruturar suas campanhas;

  5. Usar as palavras chaves adequadas;

  6. Aproveitar as opções de segmentação de público das plataformas;

  7. Medir os dados da campanha com as tags de conversão. 


Além destas importantes etapas, também é importante considerar que para entender como realmente funciona o tráfego pago, saber como publicar um anúncio é a parte menos importante, e que, na verdade, é necessário conhecer muito bem toda a parte técnica


Um dos pontos mais importantes a se compreender, é as formas de custo/pagamento utilizadas nas estratégias de tráfego pago:

Custo por clique

O CPC - custo por clique - é uma das formas de se pagar pelo material anunciado, trata-se do valor médio cobrado por um clique em seu anúncio. 


Para descobrir qual é o CPC da sua mídia paga, basta realizar um cálculo dividindo o seu custo total pelo número de cliques que sua campanha obteve. 

Custo por mil impressões

Já o CPM - custo por mil impressões - é a métrica que representa o gasto gerado a cada mil impressões no anúncio. Ao escolher esse formato para pagamento, o anunciante concorda em pagar ao publisher do anúncio uma quantia pré-determinada nas impressões.


Para calcular o custo por mil impressões ou o custo total, poderá ser utilizado a seguinte fórmula: CPM = custo total/(visualizações/1.000).

Custo por aquisição

Outra possibilidade é o CPA - custo por aquisição -, onde o pagamento só será feito quando o objetivo final da sua campanha for alcançado, seja ele uma venda, um download, ou qualquer outro. Por este motivo, essa é uma das opções mais caras.


Para fazer o cálculo de custo por aquisição, basta dividir o total investido pelo número de conversões obtidas pelo anúncio. 

Qual o melhor tráfego pago?

Existem diversas ferramentas e plataformas para tirar suas estratégias de tráfego pago do papel. Entre elas, podemos citar as mais utilizadas, sendo: 

Google ADS

Também conhecido como Google Adwords, esta é a plataforma de anúncios do Google! E é por meio dela que seus anúncios poderão aparecer tanto em sua página de buscas, quanto em sites parceiros

Facebook ADS

Assim como o Google, o Grupo Meta também possui sua plataforma de anúncios, onde é possível aplicar suas estratégias de tráfego pago tanto pelo Facebook ADS quanto pelo Instagram ADS.

YouTube Advertising 

Todo mundo sabe que os conteúdos em vídeos estão caindo cada vez mais no gosto das pessoas, por isso, ao investir com anúncios no YouTube o seu negócio terá um potencial ainda maior de atrair e encantar o potencial cliente. 

LinkedIn ADS

Por se tratar de uma rede social profissional, muitas pessoas acham que o LinkedIn se trata apenas de um mero CV online, o que não é verdade. 


É exatamente por conta desta característica que essa rede se tornou muito atrativa para anúncios. Afinal, quem está lá, está de olho nas oportunidades de negócio ou aprendizado. 

 

E mesmo sendo considerado um alto investimento, devido seus valores, o LinkedIn ADS pode ser uma ótima alternativa para negócios B2B.

Tik Tok for business

Assim como rodar seus anúncios no YouTube pode ser uma ótima alternativa, devido ao grande consumo de conteúdos em vídeo nos últimos anos, o TikTok Ads também pode ser um ótimo investimento, afinal o número de usuários do aplicativo está cada vez maior. 

Por que investir nas estratégias de tráfego pago?

Você já deve ter percebido como essa estratégia pode ser poderosa, quando aplicada da maneira correta e para o público ideal


Por isso, antes de tudo, é importante estudar e entender o seu público alvo e as plataformas de anúncios. Afinal, essa é a melhor maneira de se alcançar as vantagens que o tráfego pago tem a oferecer. Como: 

  • Aumento de visibilidade;

  • Divulgação de ações;

  • Maior conversão de leads;

  • Melhora a reputação da marca nos buscadores. 


Para otimizar suas estratégias de tráfego pago e alcançar leads cada vez mais qualificados, contar com o auxílio e conhecimento de um gestor de tráfego é indispensável. 


Além disso, existem diversas outras estratégias e ferramentas que podem auxiliar no crescimento da sua marca. Para conhecer um pouco mais sobre elas, acesse nosso blog e confira muitos outros conteúdos para transformar cada vez mais o marketing do seu negócio. 


 

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