logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

Uber Ads: saiba tudo sobre a plataforma de anúncios do Uber

Por Irine Bueno 22/06/2023
Compartilhe

Com a persistência dos meios digitais no cotidiano da maioria das pessoas, hoje em dia já é muito comum ter nossas telas dominadas por diferentes tipos de anúncios, seja em redes sociais ou até mesmo aplicativos de serviço. Afinal, as marcas enxergam esse acontecimento como uma grande oportunidade de garantir mais receita com a criação de plataformas de anúncios como, por exemplo, o Uber Ads.


Após as novidades divulgadas pelo vice-presidente e gerente geral da divisão de publicidade da Uber Technologies, Mark Grether, os usuários do aplicativo podem esperar por uma nova experiência em breve, através de publicidade no Uber. 


Está ansioso para saber como irá funcionar o novo Uber Ads e as demais características sobre os anúncios dentro da plataforma? Então confira esse conteúdo conosco.

O que é o Uber Ads?

O novo formato de propaganda criado pelo Uber estreia já este mês no exterior e ainda está sem previsão de chegada no Brasil, porém já está deixando muita gente curiosa e até mesmo preocupada com a novidade. 


O que acontece é que, agora, o app da Uber vai passar a mostrar anúncios direcionados durante o tempo de espera pelo motorista e também durante a viagem.


Em uma entrevista ao The Wall Street Journal, Mark Grether conta que o passageiro costuma olhar o app por pelo menos dois minutos durante o deslocamento de um ponto ao outro, o que fez a empresa enxergar isso como janela valiosa para publicidades.


"Temos dois minutos de atenção. Sabemos onde você está, sabemos para onde você está indo, sabemos o que você comeu, então podemos usar tudo isso para basicamente direcionar um anúncio em vídeo", disse o vice-presidente.

O que os usuários devem esperar dos anúncios no Uber?

Como dissemos, a ideia é exibir as propagandas no aplicativo enquanto os usuários esperam pelo motorista e durante a viagem até o destino escolhido, além de tablets instalados em determinados veículos.


No caso do Uber Eats e do Drizley, o aplicativo da Uber de entrega de bebidas alcoólicas, as propagandas vão aparecer enquanto o cliente aguarda a chegada de seu pedido.


Os anúncios serão compostos por vídeos silenciados por padrão e podem durar até 90 segundos. Porém, mesmo sendo um tempo um pouco maior do que na maioria das plataformas móveis, o intuito é que a publicidade atinja o consumidor ocasionalmente, como ao conferir o progresso da corrida ou a localização do entregador.


Com o lançamento desse novo formato de anúncios direcionados dentro do app, muitas pessoas estão questionando sobre a segurança e privacidade da plataforma a partir de agora. 


Mesmo possuindo como principais pontos de venda a capacidade de usar dados baseados no histórico de viagens e compras dos usuários para direcionar as publicidades do Uber, a empresa afirma que não irá compartilhar dados individuais dos usuários com os anunciantes. 


Além disso, características como raça, orientação sexual e determinados destinos como prédios governamentais e centros de saúde não poderão ser utilizados para os anúncios direcionados.


A boa notícia é que os usuários podem optar por não receber anúncios com base em dados comportamentais e demográficos, porém não existe a opção de não ver as publicidades.

O que as empresas podem esperar do Uber Ads?

Com o Uber Ads é possível que toda a viagem de um passageiro seja patrocinada com os “anúncios de viagem”. 


Além disso, a empresa destaca outras opções para realizar publicidade na plataforma de serviço, sendo de escolha do anunciante após realizar a parceria com a Uber. Conheça algumas delas:

Listagens patrocinadas

Com a intenção de colocar as marcas à frente de sua concorrência e atrair a atenção de consumidores que já estão prontos para comprar, essa é uma das opções de maior destaque no Uber Eats, já garantindo resultado para algumas empresas parceiras piloto. 

E-mails patrocinados

Esse método permite que as marcas promovam ofertas exclusivas para consumidores Uber e Uber Eats, por meio de envios estratégicos de mensagens diretamente para suas caixas de entrada.

Homepage Outdoors

Com essa opção, é possível exibir mensagens com maior destaque na página inicial do Uber Eats. 

Anúncios pós-finalização

Neste tipo de publicidade no Uber Ads, os anunciantes podem promover sua marca para consumidores que desejam comprar enquanto aguardam atualizações de seu pedido. 

Anúncios de vitrine

Aqui, as marcas de CPG - indústrias de bens de consumo - podem usufruir de um posicionamento de destaque para seus produtos no topo de uma vitrine digital. A PepsiCo, por exemplo, tem sido uma parceria piloto de ofertas para anúncios de vitrine.

Menu Anúncios

Através do menu de anúncios, alguns comércios, como restaurantes, poderão apresentar seus itens de menu sazonais ou ofertas especiais para atrair consumidores que possuem, como destino, uma localização próxima ao estabelecimento. 

Publicidade em tablet

Nesta opção de anúncio no Uber, os anunciantes poderão fazer a exibição de sua marca através de tablets presentes em alguns veículos de motoristas parceiros da Uber. 


Além dos formatos de anunciação, os relatórios detalhados da Uber oferecem informações que permitem aos anunciantes ativar campanhas e se envolver de forma eficaz com os consumidores em todas as etapas de sua jornada, através de: 


  • Abordagens e soluções de medição;

  • Métricas flexíveis e ágeis que permitem personalizar seu plano;

  • Insights avançados de terceiros que fornecem um contexto mais profundo;

  • Acesse informações em toda a Uber para entender quem é seu consumidor;

  • Aumente o alcance de público com base em dados precisos sobre o consumidor;

  • Alcance novos consumidores e leve-os a fazer a primeira compra;

  • Conecte-se com consumidores existentes e leais, e foque no novo público de alta intenção.

Marcas que já se moveram com os anúncios no Uber

Lacoste

Durante o US Open de 2022, a Lacoste impulsionou sua marca veiculando anúncios de jornada direcionados aos amantes do tênis e aos preocupados com luxo e moda, que se dirigiam ao Centro Nacional de Tênis, Billie Jean King, e a outros destinos em toda a cidade de Nova York. O resultado?


  • +30% de conhecimento da marca;

  • +25% de recordação do anúncio;

  • 101,9 segundos médios de exposição do anúncio.

MrBeast Burger

A Uber fez parceria com a MrBeast para lançar a nova rede conceitual usando anúncios na plataforma. Dentro do aplicativo Uber Eats, os outdoors da página inicial e os e-mails personalizados que se conectam diretamente às caixas de entrada dos consumidores resultaram em um alto engajamento.


Desta forma, a campanha alcançou muitos fãs da marca que possuíam uma maior probabilidade de comprar e se envolver. Além de:


  • Aumento de vendas de 37%;

  • Aumento de pedidos de 35%.

A estratégia por trás dos anúncios do Uber Ads

O CEO Dara Khosrowshahi afirmou que a base de anunciantes ativos da empresa cresceu cerca de 80% ao ano, o que torna a venda de anúncios um elemento fundamental na estratégia de crescimento da Uber.


Além disso, no primeiro trimestre de 2023, foram cerca de 345.000 comerciantes que compraram anúncios com a Uber, um aumento significativo em relação ao último trimestre de 2022.


Mesmo já oferecendo alguns tipos de anúncio, como por exemplo as publicidades via e-mail, agora a ambição ficou ainda maior com a meta de ultrapassar 1 bilhão de dólares em receita publicitária até 2024.


E você, o que achou dessa novidade? Acredita que os anúncios na plataforma de serviços será uma boa oportunidade de investimento para os comércios brasileiros?


Podemos dizer que os testes realizados, até o momento fora do país, têm gerado um maior engajamento, ROI e aquisição de clientes para as marcas pilotos. Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, os anúncios com o Uber Ads não irão prejudicar o uso do aplicativo, afinal, segundo a marca, os anúncios só serão exibidos durante os períodos de espera do passageiro. 


Se você gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro das novidades do universo do Marketing Digital, não deixe de conferir outros conteúdos completos em nosso blog. Clique aqui para acessar.

Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade