logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?

Por BeeOn 29/04/2021
Compartilhe

Há algum tempo, o Facebook, proprietário do WhatsApp, lançou o WhatsApp Business, o passo inicial para rentabilizar a plataforma.  Em 2019, foi anunciada mais uma novidade, o WhatsApp Ads.

Porém, a ideia não foi muito bem recebida pelos usuários, e o Facebook teve de alterar a sua proposta inicial e criar alternativas para que as empresas pudessem usar o WhatsApp nos seus anúncios patrocinados.

Quer entender melhor essa polêmica e descobrir como anunciar no WhatsApp? Siga conosco!

O que é o WhatsApp Ads?

O WhatsApp Ads foi uma proposta desenvolvida pelo Facebook para monetizar a plataforma. A ideia era criar anúncios diretamente na interface das conversas dos usuários.

Essa ideia surgiu porque muitos comerciantes já vinham usando o WhatsApp Business para expandir a atuação de seus negócios. Como não havia nenhuma possibilidade de anúncio, o que muitos faziam (e fazem até hoje) é colocar os anúncios no status.

Apesar da proposta do WhatsApp Ads ter sido lançada em 2019, com previsão de início em 2020, o Facebook teve de voltar atrás na medida, após os usuários reclamarem da ideia.

Isso porque, quando o Facebook comprou o WhatsApp, uma das “exigências” de Brian Acton, co-criador do WhatsApp, era que a ferramenta não tivesse anúncios, porque ele acreditava que a publicidade violaria a privacidade do usuário.

Dessa forma, o Facebook acabou voltando atrás e prorrogou o seu lançamento. 

Em abril de 2021, contudo, durante o Facebook Investor’s Meeting, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou que os usuários poderão criar anúncios diretamente a partir do WhatsApp Business. 

Como funciona o WhatsApp Ads?

O novo recurso fará uso dos “catálogos” do WhatsApp Business, que funcionam como vitrines virtuais ou menu no perfil de uma empresa onde os clientes podem verificar suas ofertas.

A partir da novidade, os usuários corporativos poderão selecionar um item deste catálogo e rapidamente transformá-lo em um anúncio do Facebook ou do Instagram, com um botão que direciona os espectadores de volta ao seu perfil do WhatsApp.

Com o WhatsApp Ads, os anúncios poderão ser criados diretamente dentro do aplicativo. 

Ao acessar o catálogo, você escolherá o produto e poderá criar um anúncio patrocinado que será veiculado no Facebook e Instagram. 

E o seu cliente, ao clicar no anúncio será direcionado de volta para o seu WhatsApp, e poderá efetuar a compra por lá. Vale dizer, contudo, que a funcionalidade ainda não foi lançada oficialmente.

E no Brasil, com a aprovação do WhatsApp Pay, em breve, até as transações poderão ser concluídas dentro do próprio aplicativo. Trazendo mais agilidade, facilidade e segurança para o seu cliente e o seu negócio.

As funcionalidades e oportunidades para aumentar as suas vendas não param por ai, no próximo tópico trouxemos mais ideias para você. 

Quais outras opções de anúncios usando o WhatsApp?

Além do WhatsApp Ads, existem outras opções de anúncios mais tradicionais que também permitem direcionar o seu público para uma conversa no WhatsApp ou para vender seus produtos. Veja quais são.

Status e menu

Uma forma clássica e ainda muito usada por diversos empresários é a alteração do status do WhatsApp, indicando promoções, novidades e outros itens a serem destacados.

A visualização da mensagem é voluntária, ou seja, o usuário apenas verá seu status se tiver vontade de interagir com a sua marca (diferentemente das listas de transmissão, que podem acabar deixando o usuário descontente e até marcar a sua empresa como spam).

Outra possibilidade é adicionar itens no menu do perfil da sua empresa no WhatsApp Business, permitindo que os usuários tenham acesso a fotos e outras mídias sobre seus produtos e serviços.

Anúncios em outras redes sociais

Outra maneira simples de aproveitar o poder do WhatsApp é criando anúncios em outras plataformas de mídia social, como o Facebook e o Instagram, e exibindo o direcionamento para o WhatsApp.

Ou seja, quando o usuário clicar no anúncio, ele será direcionado para conversar com a sua empresa via WhatsApp. Esses anúncios são ótimas estratégias para envolver o seu público em uma conversa com a sua marca.

Para fazer um anúncio desse tipo, primeiro é preciso ter o WhatsApp Business e fazer a integração com a sua página do Facebook. Depois, é só acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook (Facebook ADS) e clicar em criar anúncio.

Tráfego, conversões no site ou mensagens

Você pode adicionar o botão de WhatsApp em anúncios que têm como objetivo atrair mais tráfego, gerar mais conversões no site ou enviar mensagens. Comece escolhendo o orçamento da campanha e clicando em avançar.

Depois, na parte “tipo de anúncio”, escolha “clique para enviar mensagem”. Na seção aplicativos de mensagens, selecione WhatsApp. Escolha o público, os posicionamentos, o orçamento e a programação, e clique em avançar.

Selecione o formato do anúncio e conclua a configuração. Quando terminar, clique em publicar.

Alcance, reconhecimento da marca, engajamento ou visualização do vídeo

Para esses objetivos, comece escolhendo o orçamento da campanha e depois clique em avançar. Na sequência, escolha público, posicionamentos, orçamento e programação e clique em avançar. Na parte de links, adicione a URL do site da sua empresa.

Em “chamada para ação”, selecione “enviar mensagem pelo WhatsApp”. Selecione a sua página com o número de WhatsApp conectado no menu suspenso. Clique em publicar.

O que é o WhatsApp Pay?

Outra novidade que já está em funcionamento é o WhatsApp Pay. No Brasil, o sistema é oferecido pelo Facebook Pay, com as operações processadas pelo Facebook Pagamentos e pela Cielo.

Em outros países, como nos Estados Unidos, o Messenger do Facebook também oferece serviços de pagamentos.

Com o WhatsApp Pay os usuários podem usar o aplicativo para fazer transferências. A aprovação pelo Banco Central aconteceu em março de 2021 e vale apenas para as transações que envolvam empresas Visa e Mastercard no Brasil.

Funcionamento

O WhatsApp Pay é um iniciador de pagamentos. Para fazer uso, é preciso realizar o cadastro dos dados do cartão de débito (Visa ou Mastercard). O uso do cartão de crédito ainda precisa de autorização do Banco Central.

Assim, os usuários podem realizar transferência usando o cartão de débito, cartão pré-pago ou múltiplos cartões de débito, sem pagar taxas. Você consegue visualizar o status das transferências e todo o histórico das transações realizadas diretamente nas conversas.

Apesar das facilidades, a novidade ainda não “pegou” entre os brasileiros. Um levantamento da Mobile Time mostrou que apenas 7% dos usuários do app cadastraram a função de débito. Um dos motivos indicados na pesquisa para isso é a falta de confiança na segurança do WhatsApp.

Apesar disso, o Facebook (proprietário do WhatsApp), garante que as operações são seguras. O usuário, por exemplo, só poderá aprovar as atividades financeiras com o PIN do Facebook Pay ou com a biometria do celular e os dados do cartão são protegidos com criptografia.

Se você quiser começar a usar o serviço, é só adicionar o seu cartão, desde que ele seja emitido por um dos bancos parceiros. No site oficial, você encontra mais informações.

Como colocar o WhatsApp no Marketplace?

O marketplace do Facebook é muito usado pelos comerciantes para realizar vendas dentro da plataforma. Contudo, por enquanto, o Facebook não permite a adição do WhatsApp nos anúncios – mantendo o contato exclusivamente pelo Messenger. Lá fora, essa opção já está disponível, por isso, em breve, deve ser permitida também no Brasil.

O que você pode fazer é adicionar o seu WhatsApp à sua loja no Facebook. Para isso, você precisa de uma conta no WhatsApp Business e ser o administrador da sua conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.

O primeiro passo é criar uma loja no Gerenciador de Comércio do Facebook. Depois, adicione o número do seu WhatsApp Business à sua loja e defina o WhatsApp como a principal forma de contato.

Se você quiser, também poderá compartilhar o link da sua loja via WhatsApp. Para isso:

Abra a página do produto na sua loja do Facebook. Toque na setinha de compartilhamento e em “mais opções”;

  • Toque no ícone do WhatsApp;

  • Selecione uma conversa individual ou um grupo para compartilhar a página do produto;

  • Toque em “Avançar”;

  • Insira sua mensagem. O link da página será anexado a sua mensagem;

  • Toque na setinha verde para compartilhar via WhatsApp.

Viu só quantas novidades estão surgindo, tanto com o WhatsApp Ads como o WhatsApp Pay? Conhecê-las é fundamental para oferecer uma experiência ainda melhor para seus consumidores e, claro, melhorar a saúde financeira do seu negócio. Se você curtiu essas dicas, compartilhe nosso post com seus amigos gestores em suas redes sociais!

Veja Também

GESTÃO DE REDES SOCIAIS
27/08/2020 - Como estão as métricas do seu negócio?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
18/02/2022 - Audience Insights Facebook: o que é?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
08/04/2022 - Como encontrar a Biblioteca de Anúncios no Facebook?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
19/04/2022 - O que é TikTok Ads e como usar essa ferramenta?
GESTÃO DE REDES SOCIAIS
09/05/2022 - Instagram Reels: 11 dicas para lojas online
MARKETING DIGITAL
23/02/2018 - Uma Agência de Marketing Completa
MARKETING DIGITAL
15/03/2018 - Marketing Digital Funciona? Se o seu segmento for este sim!
MARKETING DIGITAL
15/05/2019 - Semana do MEI - Micro Empreendedor Individual
MARKETING DIGITAL
19/09/2019 - Marketing interno ou contratar uma agência de marketing?
MARKETING DIGITAL
20/11/2019 - Marketing Médico: O que pode ou não ser feito?
MARKETING DIGITAL
04/02/2020 - O preço de NÃO investir em Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
13/01/2020 - Profissões emergentes no Brasil em 2020 - Agência de Marketing é um dos principais segmentos com diversas oportunidades
MARKETING DIGITAL
09/03/2020 - Marketing Digital para Negócios Locais
MARKETING DIGITAL
09/04/2020 - O que é a Telemedicina no Brasil?
MARKETING DIGITAL
30/04/2020 - A importância da presença digital para seu negócio na crise
MARKETING DIGITAL
08/05/2020 - Atualizações no Marketing Digital para os dentistas
MARKETING DIGITAL
19/05/2020 - Novos públicos em tempos de coronavírus
MARKETING DIGITAL
02/06/2020 - 4 estratégias pra começar as vendas on-line
MARKETING DIGITAL
30/06/2020 - De que adianta ter um bom produto se ninguém o conhece?
MARKETING DIGITAL
13/07/2020 - Passos para fidelizar o seu cliente com o delivery
MARKETING DIGITAL
24/07/2020 - O que a automação de marketing pode fazer pelo seu negócio?
MARKETING DIGITAL
28/07/2020 - Dia dos Pais: dicas para vender mais.
MARKETING DIGITAL
25/08/2020 - 5 pilares do engajamento.
MARKETING DIGITAL
11/09/2020 - 4 estratégias de aplicação do marketing digital no setor odontológico.
MARKETING DIGITAL
14/09/2020 - 7 dicas para ter uma identidade visual consistente.
MARKETING DIGITAL
01/01/2020 - Agência de Marketing Digital em Passos
MARKETING DIGITAL
16/09/2020 - Marketing digital para negócios B2B: como chamar a atenção de outras empresas na internet?
MARKETING DIGITAL
02/10/2020 - Como vender mais e melhor? Dicas essenciais para colocar em prática!
MARKETING DIGITAL
22/10/2020 - Marketing de Conteúdo para Dentistas: como fazer?
MARKETING DIGITAL
03/11/2020 - Black Friday 2020 - Sua Empresa está Preparada?
MARKETING DIGITAL
09/11/2020 - LGPD: o que muda no marketing digital?
MARKETING DIGITAL
12/11/2020 - A evolução do Marketing Digital
MARKETING DIGITAL
01/12/2020 - BeeOn conquista 2º lugar em prêmio da RD Station
MARKETING DIGITAL
17/12/2020 - O que é Google Meu Negócio?
MARKETING DIGITAL
18/12/2020 - Melhores livros de finanças empresariais
MARKETING DIGITAL
21/12/2020 - As 5 estratégias de marketing mais usadas em 2020.
MARKETING DIGITAL
14/01/2021 - Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
MARKETING DIGITAL
21/01/2021 - O que é Google Analytics?
MARKETING DIGITAL
28/01/2021 - Quais as principais datas comemorativas do Brasil?
MARKETING DIGITAL
04/02/2021 - O que é branding?
MARKETING DIGITAL
02/04/2021 - Como utilizar o logo na sua campanha de marketing?
MARKETING DIGITAL
25/05/2021 - Como trabalhar com o Google Adsense?
MARKETING DIGITAL
03/06/2021 - O que é ActiveCampaign?
MARKETING DIGITAL
18/06/2021 - Pinterest Ads: um passo a passo de como anunciar na plataforma
MARKETING DIGITAL
06/07/2021 - Telegram: Saiba como utilizar na sua estratégia digital
MARKETING DIGITAL
13/07/2021 - O que é CRM e por que seu negócio precisa dele?
MARKETING DIGITAL
20/07/2021 - Marketing de conteúdo para MEI: tudo o que você precisa saber!
MARKETING DIGITAL
24/08/2021 - 8 cursos de marketing digital gratuitos
MARKETING DIGITAL
06/09/2021 - Google Business: para que serve e como utilizá-lo?
MARKETING DIGITAL
21/09/2021 - Gestor de tráfego: o que ele faz e por que é importante?
MARKETING DIGITAL
18/10/2021 - O que colocar em um FAQ?
MARKETING DIGITAL
25/10/2021 - Como reduzir a taxa de Churn?
MARKETING DIGITAL
08/11/2021 - Black Friday 2021: o que não fazer para lucrar mais!
MARKETING DIGITAL
16/11/2021 - Marketing Interativo: conceitos, estratégias e como fazer.
MARKETING DIGITAL
13/12/2021 - O que é SERP e qual sua importância nas estratégias de SEO?
MARKETING DIGITAL
15/03/2022 - Marketing imobiliário: estratégias digitais para sua imobiliária
MARKETING DIGITAL
23/03/2022 - Google Ads para imobiliárias: 7 dicas para suas estratégias!
MARKETING DIGITAL
30/05/2022 - Marketing para concessionárias: 8 dicas que você não sabia!
MARKETING DIGITAL
08/06/2022 - Arapuca Festival: o retorno de 20x do evento musical no Mineirão
SEO
19/03/2018 - Meu site não aparece no Google. O que fazer?
SEO
10/06/2021 - O que é SEO em marketing digital?
SEO
03/08/2021 - SEM: o que é e como aplicar na sua empresa?
SEO
28/06/2022 - Como otimizar o SEO do meu site?
REDES SOCIAIS
06/03/2018 - Facebook ou Instagram? Qual o melhor para a minha empresa?
REDES SOCIAIS
30/04/2019 - Adeus Curtidas!
REDES SOCIAIS
12/02/2020 - Facebook ou Instagram - Qual a melhor para a sua empresa?
REDES SOCIAIS
19/08/2020 - Como o Marketing de Influência pode impactar as suas vendas?
REDES SOCIAIS
06/02/2021 - O que é a Clubhouse e como conseguir um convite?
REDES SOCIAIS
11/02/2021 - Por que impulsionar no Instagram?
REDES SOCIAIS
24/02/2021 - Gerenciamento de redes sociais: guia completo para a sua empresa
REDES SOCIAIS
31/08/2021 - Destaques Instagram: como fazer para sua empresa?
REDES SOCIAIS
22/11/2021 - Social Media: como esse profissional atua no mercado?
REDES SOCIAIS
10/01/2022 - Como aumentar o engajamento no Instagram?
REDES SOCIAIS
14/01/2022 - Para que serve o pixel do Facebook?
REDES SOCIAIS
12/04/2022 - Como fazer a divulgação para o WhatsApp da sua empresa?
FACEBOOK
28/02/2018 - Facebook para Empresas: Por onde começar?
INBOUND MARKETING
15/08/2019 - Inbound Marketing, tudo sobre a técnica que atrai clientes!
INBOUND MARKETING
26/08/2019 - BeeOn é Silver no RD Station
INBOUND MARKETING
17/07/2020 - Ainda vale a pena ter um blog?
INBOUND MARKETING
31/08/2020 - Marketing de Conteúdo no Blog: 3 estratégias para trazer novos clientes.
INBOUND MARKETING
08/09/2020 - Inbound Sales: a estratégia de vendas para atrair o cliente certo.
INBOUND MARKETING
10/09/2020 - Inbound Marketing é pro seu negócio?
INBOUND MARKETING
09/12/2020 - A BeeOn agora é Gold Partner da RD Station
INBOUND MARKETING
12/02/2021 - O funil de vendas da sua loja virtual está otimizado?
INBOUND MARKETING
11/06/2021 - 4 ferramentas de Inbound Marketing para implementar em suas estratégias
INBOUND MARKETING
11/10/2021 - Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente?
INBOUND MARKETING
07/12/2021 - Como fazer um bom copywriting?
INBOUND MARKETING
08/12/2021 - Como funciona a geração de leads?
INBOUND MARKETING
27/01/2022 - Como gerar tráfego orgânico?
INBOUND MARKETING
20/05/2022 - 8 formas de vender mais pelo e-mail marketing
INBOUND MARKETING
14/06/2022 - 9 estratégias de Inbound Marketing para e-commerces
E-COMMERCE
30/10/2019 - Marketing 4.0 para e-commerces.
E-COMMERCE
28/02/2020 - Tendências para as lojas virtuais em 2020
E-COMMERCE
16/03/2020 - 5 principais indicadores de uma loja virtual
E-COMMERCE
20/07/2020 - 5 ações para fortalecer sua loja virtual
E-COMMERCE
05/08/2020 - Google oferece até 100 mil lojas virtuais de graça no Brasil
E-COMMERCE
16/10/2020 - Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?
E-COMMERCE
26/11/2020 - Criação de site profissional: 8 itens para considerar.
E-COMMERCE
26/02/2021 - Como criar link do WhatsApp para o seu e-commerce?
E-COMMERCE
23/03/2021 - 10 plataformas para criar sua loja virtual
E-COMMERCE
24/03/2021 - Teste agora a velocidade do seu site: 5 ferramentas gratuitas
E-COMMERCE
30/03/2021 - Por que meu site não aparece no Google? Erros que prejudicam sua visibilidade!
E-COMMERCE
01/04/2021 - O que é preciso para montar um e-commerce?
E-COMMERCE
06/04/2021 - Dicas para automatizar e otimizar processos de e-commerce
E-COMMERCE
08/04/2021 - Qual é o custo para abrir uma loja virtual?
E-COMMERCE
30/04/2021 - O que é a Tray? Como ela pode ajudar seu e-commerce a vender mais!
E-COMMERCE
27/07/2021 - Omnicanal no e-commerce: saiba como aplicar no seu negócio
E-COMMERCE
14/09/2021 - Pop up: o que é e como utilizar no seu e-commerce?
E-COMMERCE
01/02/2022 - 10 cursos de e-commerce para quem deseja trabalhar na área
E-COMMERCE
09/02/2022 - Embalagens para e-commerce: onde comprar e qual é a melhor?
E-COMMERCE
08/03/2022 - 9 dicas para o seu e-commerce crescer mais rápido
E-COMMERCE
29/03/2022 - 10 tendências de marketing para lojas virtuais em 2022
E-COMMERCE
16/05/2022 - Qual a melhor plataforma de vendas online?
E-COMMERCE
21/06/2022 - O que é a hospedagem de site e como escolher a melhor?
© 2019 - BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados.