logo-beeon-agencia-de-marketing-digital

WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?

Por BeeOn 29/04/2021
Compartilhe

Há algum tempo, o Facebook, proprietário do WhatsApp, lançou o WhatsApp Business, o passo inicial para rentabilizar a plataforma.  Em 2019, foi anunciada mais uma novidade, o WhatsApp Ads.

Porém, a ideia não foi muito bem recebida pelos usuários, e o Facebook teve de alterar a sua proposta inicial e criar alternativas para que as empresas pudessem usar o WhatsApp nos seus anúncios patrocinados.

Quer entender melhor essa polêmica e descobrir como anunciar no WhatsApp? Siga conosco!

O que é o WhatsApp Ads?

O WhatsApp Ads foi uma proposta desenvolvida pelo Facebook para monetizar a plataforma. A ideia era criar anúncios diretamente na interface das conversas dos usuários.

Essa ideia surgiu porque muitos comerciantes já vinham usando o WhatsApp Business para expandir a atuação de seus negócios. Como não havia nenhuma possibilidade de anúncio, o que muitos faziam (e fazem até hoje) é colocar os anúncios no status.

Apesar da proposta do WhatsApp Ads ter sido lançada em 2019, com previsão de início em 2020, o Facebook teve de voltar atrás na medida, após os usuários reclamarem da ideia.

Isso porque, quando o Facebook comprou o WhatsApp, uma das “exigências” de Brian Acton, co-criador do WhatsApp, era que a ferramenta não tivesse anúncios, porque ele acreditava que a publicidade violaria a privacidade do usuário.

Dessa forma, o Facebook acabou voltando atrás e prorrogou o seu lançamento. 

Em abril de 2021, contudo, durante o Facebook Investor’s Meeting, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou que os usuários poderão criar anúncios diretamente a partir do WhatsApp Business. 

Como funciona o WhatsApp Ads?

O novo recurso fará uso dos “catálogos” do WhatsApp Business, que funcionam como vitrines virtuais ou menu no perfil de uma empresa onde os clientes podem verificar suas ofertas.

A partir da novidade, os usuários corporativos poderão selecionar um item deste catálogo e rapidamente transformá-lo em um anúncio do Facebook ou do Instagram, com um botão que direciona os espectadores de volta ao seu perfil do WhatsApp.

Com o WhatsApp Ads, os anúncios poderão ser criados diretamente dentro do aplicativo. 

Ao acessar o catálogo, você escolherá o produto e poderá criar um anúncio patrocinado que será veiculado no Facebook e Instagram. 

E o seu cliente, ao clicar no anúncio será direcionado de volta para o seu WhatsApp, e poderá efetuar a compra por lá. Vale dizer, contudo, que a funcionalidade ainda não foi lançada oficialmente.

E no Brasil, com a aprovação do WhatsApp Pay, em breve, até as transações poderão ser concluídas dentro do próprio aplicativo. Trazendo mais agilidade, facilidade e segurança para o seu cliente e o seu negócio.

As funcionalidades e oportunidades para aumentar as suas vendas não param por ai, no próximo tópico trouxemos mais ideias para você. 

Quais outras opções de anúncios usando o WhatsApp?

Além do WhatsApp Ads, existem outras opções de anúncios mais tradicionais que também permitem direcionar o seu público para uma conversa no WhatsApp ou para vender seus produtos. Veja quais são.

Status e menu

Uma forma clássica e ainda muito usada por diversos empresários é a alteração do status do WhatsApp, indicando promoções, novidades e outros itens a serem destacados.

A visualização da mensagem é voluntária, ou seja, o usuário apenas verá seu status se tiver vontade de interagir com a sua marca (diferentemente das listas de transmissão, que podem acabar deixando o usuário descontente e até marcar a sua empresa como spam).

Outra possibilidade é adicionar itens no menu do perfil da sua empresa no WhatsApp Business, permitindo que os usuários tenham acesso a fotos e outras mídias sobre seus produtos e serviços.

Anúncios em outras redes sociais

Outra maneira simples de aproveitar o poder do WhatsApp é criando anúncios em outras plataformas de mídia social, como o Facebook e o Instagram, e exibindo o direcionamento para o WhatsApp.

Ou seja, quando o usuário clicar no anúncio, ele será direcionado para conversar com a sua empresa via WhatsApp. Esses anúncios são ótimas estratégias para envolver o seu público em uma conversa com a sua marca.

Para fazer um anúncio desse tipo, primeiro é preciso ter o WhatsApp Business e fazer a integração com a sua página do Facebook. Depois, é só acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook (Facebook ADS) e clicar em criar anúncio.

Tráfego, conversões no site ou mensagens

Você pode adicionar o botão de WhatsApp em anúncios que têm como objetivo atrair mais tráfego, gerar mais conversões no site ou enviar mensagens. Comece escolhendo o orçamento da campanha e clicando em avançar.

Depois, na parte “tipo de anúncio”, escolha “clique para enviar mensagem”. Na seção aplicativos de mensagens, selecione WhatsApp. Escolha o público, os posicionamentos, o orçamento e a programação, e clique em avançar.

Selecione o formato do anúncio e conclua a configuração. Quando terminar, clique em publicar.

Alcance, reconhecimento da marca, engajamento ou visualização do vídeo

Para esses objetivos, comece escolhendo o orçamento da campanha e depois clique em avançar. Na sequência, escolha público, posicionamentos, orçamento e programação e clique em avançar. Na parte de links, adicione a URL do site da sua empresa.

Em “chamada para ação”, selecione “enviar mensagem pelo WhatsApp”. Selecione a sua página com o número de WhatsApp conectado no menu suspenso. Clique em publicar.

O que é o WhatsApp Pay?

Outra novidade que já está em funcionamento é o WhatsApp Pay. No Brasil, o sistema é oferecido pelo Facebook Pay, com as operações processadas pelo Facebook Pagamentos e pela Cielo.

Em outros países, como nos Estados Unidos, o Messenger do Facebook também oferece serviços de pagamentos.

Com o WhatsApp Pay os usuários podem usar o aplicativo para fazer transferências. A aprovação pelo Banco Central aconteceu em março de 2021 e vale apenas para as transações que envolvam empresas Visa e Mastercard no Brasil.

Funcionamento

O WhatsApp Pay é um iniciador de pagamentos. Para fazer uso, é preciso realizar o cadastro dos dados do cartão de débito (Visa ou Mastercard). O uso do cartão de crédito ainda precisa de autorização do Banco Central.

Assim, os usuários podem realizar transferência usando o cartão de débito, cartão pré-pago ou múltiplos cartões de débito, sem pagar taxas. Você consegue visualizar o status das transferências e todo o histórico das transações realizadas diretamente nas conversas.

Apesar das facilidades, a novidade ainda não “pegou” entre os brasileiros. Um levantamento da Mobile Time mostrou que apenas 7% dos usuários do app cadastraram a função de débito. Um dos motivos indicados na pesquisa para isso é a falta de confiança na segurança do WhatsApp.

Apesar disso, o Facebook (proprietário do WhatsApp), garante que as operações são seguras. O usuário, por exemplo, só poderá aprovar as atividades financeiras com o PIN do Facebook Pay ou com a biometria do celular e os dados do cartão são protegidos com criptografia.

Se você quiser começar a usar o serviço, é só adicionar o seu cartão, desde que ele seja emitido por um dos bancos parceiros. No site oficial, você encontra mais informações.

Como colocar o WhatsApp no Marketplace?

O marketplace do Facebook é muito usado pelos comerciantes para realizar vendas dentro da plataforma. Contudo, por enquanto, o Facebook não permite a adição do WhatsApp nos anúncios – mantendo o contato exclusivamente pelo Messenger. Lá fora, essa opção já está disponível, por isso, em breve, deve ser permitida também no Brasil.

O que você pode fazer é adicionar o seu WhatsApp à sua loja no Facebook. Para isso, você precisa de uma conta no WhatsApp Business e ser o administrador da sua conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.

O primeiro passo é criar uma loja no Gerenciador de Comércio do Facebook. Depois, adicione o número do seu WhatsApp Business à sua loja e defina o WhatsApp como a principal forma de contato.

Se você quiser, também poderá compartilhar o link da sua loja via WhatsApp. Para isso:

Abra a página do produto na sua loja do Facebook. Toque na setinha de compartilhamento e em “mais opções”;

  • Toque no ícone do WhatsApp;

  • Selecione uma conversa individual ou um grupo para compartilhar a página do produto;

  • Toque em “Avançar”;

  • Insira sua mensagem. O link da página será anexado a sua mensagem;

  • Toque na setinha verde para compartilhar via WhatsApp.

Viu só quantas novidades estão surgindo, tanto com o WhatsApp Ads como o WhatsApp Pay? Conhecê-las é fundamental para oferecer uma experiência ainda melhor para seus consumidores e, claro, melhorar a saúde financeira do seu negócio. Se você curtiu essas dicas, compartilhe nosso post com seus amigos gestores em suas redes sociais!

Veja Também

© 2016 - 2024BeeOn Marketing - Todos os direitos resevados. - Política de Privacidade