WhatsApp Ads: o que é e como funciona o anúncio na rede de mensagens?

Por BeeOn 29/04/2021
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Há algum tempo, o Facebook, proprietário do WhatsApp, lançou o WhatsApp Business, o passo inicial para rentabilizar a plataforma.  Em 2019, foi anunciada mais uma novidade, o WhatsApp Ads.

Porém, a ideia não foi muito bem recebida pelos usuários, e o Facebook teve de alterar a sua proposta inicial e criar alternativas para que as empresas pudessem usar o WhatsApp nos seus anúncios patrocinados.

Quer entender melhor essa polêmica e descobrir como anunciar no WhatsApp? Siga conosco!

O que é o WhatsApp Ads?

O WhatsApp Ads foi uma proposta desenvolvida pelo Facebook para monetizar a plataforma. A ideia era criar anúncios diretamente na interface das conversas dos usuários.

Essa ideia surgiu porque muitos comerciantes já vinham usando o WhatsApp Business para expandir a atuação de seus negócios. Como não havia nenhuma possibilidade de anúncio, o que muitos faziam (e fazem até hoje) é colocar os anúncios no status.

Apesar da proposta do WhatsApp Ads ter sido lançada em 2019, com previsão de início em 2020, o Facebook teve de voltar atrás na medida, após os usuários reclamarem da ideia.

Isso porque, quando o Facebook comprou o WhatsApp, uma das “exigências” de Brian Acton, co-criador do WhatsApp, era que a ferramenta não tivesse anúncios, porque ele acreditava que a publicidade violaria a privacidade do usuário.

Dessa forma, o Facebook acabou voltando atrás e prorrogou o seu lançamento. 

E ontem, durante o Facebook Investor’s Meeting, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou que os usuários poderão criar anúncios diretamente a partir do WhatsApp Business.


Como funciona o WhatsApp Ads?

O novo recurso fará uso dos “catálogos” do WhatsApp Business, que funcionam como vitrines virtuais ou menu no perfil de uma empresa onde os clientes podem verificar suas ofertas.

A partir da novidade, os usuários corporativos poderão selecionar um item deste catálogo e rapidamente transformá-lo em um anúncio do Facebook ou do Instagram, com um botão que direciona os espectadores de volta ao seu perfil do WhatsApp.


Com o WhatsApp Ads, os anúncios poderão ser criados diretamente dentro do aplicativo. 

Ao acessar o catálogo, você escolherá o produto e poderá criar um anúncio patrocinado que será veiculado no Facebook e Instagram. 

E o seu cliente, ao clicar no anúncio será direcionado de volta para o seu WhatsApp, e poderá efetuar a compra por lá. 



E no Brasil, com a aprovação do WhatsApp Pay, em breve, até as transações poderão ser concluídas dentro do próprio aplicativo. Trazendo mais agilidade, facilidade e segurança para o seu cliente e o seu negócio.

As funcionalidades e oportunidades para aumentar as suas vendas não param por ai, no próximo tópico trouxemos mais ideias para você. 


Status e menu

Uma forma clássica e ainda muito usada por diversos empresários é a alteração do status do WhatsApp, indicando promoções, novidades e outros itens a serem destacados.

A visualização da mensagem é voluntária, ou seja, o usuário apenas verá seu status se tiver vontade de interagir com a sua marca (diferentemente das listas de transmissão, que podem acabar deixando o usuário descontente e até marcar a sua empresa como spam).

Outra possibilidade é adicionar itens no menu do perfil da sua empresa no WhatsApp Business, permitindo que os usuários tenham acesso a fotos e outras mídias sobre seus produtos e serviços.

Anúncios em outras redes sociais

Outra maneira simples de aproveitar o poder do WhatsApp é criando anúncios em outras plataformas de mídia social, como o Facebook e o Instagram, e exibindo o direcionamento para o WhatsApp.

Ou seja, quando o usuário clicar no anúncio, ele será direcionado para conversar com a sua empresa via WhatsApp. Esses anúncios são ótimas estratégias para envolver o seu público em uma conversa com a sua marca.

Para fazer um anúncio desse tipo, primeiro é preciso ter o WhatsApp Business e fazer a integração com a sua página do Facebook. Depois, é só acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook (Facebook ADS) e clicar em criar anúncio.

Tráfego, conversões no site ou mensagens

Você pode adicionar o botão de WhatsApp em anúncios que têm como objetivo atrair mais tráfego, gerar mais conversões no site ou enviar mensagens. Comece escolhendo o orçamento da campanha e clicando em avançar.

Depois, na parte “tipo de anúncio”, escolha “clique para enviar mensagem”. Na seção aplicativos de mensagens, selecione WhatsApp. Escolha o público, os posicionamentos, o orçamento e a programação, e clique em avançar.

Selecione o formato do anúncio e conclua a configuração. Quando terminar, clique em publicar.

Alcance, reconhecimento da marca, engajamento ou visualização do vídeo

Para esses objetivos, comece escolhendo o orçamento da campanha e depois clique em avançar. Na sequência, escolha público, posicionamentos, orçamento e programação e clique em avançar. Na parte de links, adicione a URL do site da sua empresa.

Em “chamada para ação”, selecione “enviar mensagem pelo WhatsApp”. Selecione a sua página com o número de WhatsApp conectado no menu suspenso. Clique em publicar.


WhatsApp Pay

Outra novidade que devemos ver em breve é o WhatsApp Pay, ou seja, os usuários poderão usar o aplicativo para fazer transferências. A aprovação pelo Banco Central aconteceu em março de 2021 e vale apenas para as transações que envolvam empresas Visa e Mastercard no Brasil.

Por enquanto, a liberação do Banco Central envolve apenas a transferência entre pessoas físicas. A funcionalidade de pagamentos será liberada apenas mais para frente, já que ainda está em análise pelo BC.

Ainda não há informações concretas de como exatamente a operação irá funcionar. Em tese, seria assim: eu poderia acessar o WhatsApp e solicitar uma transferência de R$50 da minha conta no banco A para um amigo que tem uma conta no banco B. o WhatsApp, então, poderia acessar a minha conta corrente e transferir o dinheiro.

A ideia é que o usuário final tenha mais uma opção para fazer transações, com agilidade e segurança.

A partir da autorização do Banco Central, a decisão de iniciar as operações fica por conta do WhatsApp, que disse estar em fase final de ajustes da solução.

Em relação à segurança, especialistas acreditam que o WhatsApp Pay será uma opção segura, pois todas as empresas envolvidas no serviço estão sob regulação do Banco Central e sujeitas às suas punições.

Um dos maiores problemas, no entanto, devem ser os golpes, por exemplo com o compartilhamento de links solicitando pagamentos que não serão exatamente do WhatsApp, o que chamamos de phishing – por isso, os usuários precisam redobrar a atenção.

Viu só quantas novidades devem surgir em breve, tanto com o WhatsApp Ads como o WhatsApp Pay? Conhecê-las é fundamental para oferecer uma experiência ainda melhor para seus consumidores e, claro, melhorar a saúde financeira do seu negócio. Se você curtiu essas dicas, compartilhe nosso post com seus amigos gestores em suas redes sociais!

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