Durante o evento Meta Conversations 2023, Mark Zuckerberg anunciou um novo recurso que busca melhorar e ampliar as experiências conversacionais entre pessoas e empresas, nomeado como WhatsApp Flows.
Com a nova ferramenta, o WhatsApp irá permitir que as empresas ofereçam serviços integrados e interativos dentro das próprias janelas de conversa do aplicativo.
Quer saber mais sobre esse recurso e como utilizá-lo para garantir as melhores experiências aos seus clientes? Confira abaixo.
O que é o WhatsApp Flows?
Chegando para transformar a jornada do cliente em uma caminhada cada vez mais prática, o WhatsApp Flows é a nova ferramenta do famoso mensageiro da Meta. Disponível para empresas, a novidade busca oferecer serviços integrados através de fluxos personalizados dentro do próprio chat, ainda durante o atendimento ao cliente.
Com Flows, empresas de todos os setores, como bancos, serviços de entrega, marcas, ou até mesmo companhias aéreas, poderão criar interações mais elaboradas e intuitivas para ajudar seus clientes, sem que haja a necessidade de abrir alguma página na web.
Para as empresas que já utilizam o WhatsApp Business (API), a ferramenta garante uma experiência mais prática, com benefícios disponíveis como:
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Agendar consultas;
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Acessar a conta do cliente com a empresa;
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Personalizar produtos;
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Preencher e enviar formulários;
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Fazer inscrições em eventos e participar de promoções.
Simulação WhatsApp Flows (divulgação Meta)
“Ele permite às empresas criarem experiências personalizadas diretamente em uma conversa. Há muitas possibilidades, e as empresas podem facilmente aproveitar os blocos que criamos para construir suas experiências únicas. Já para os clientes, será muito mais rápido e conveniente do que alternar entre aplicativos ou sites”, afirma Mark Zuckerberg, CEO da Meta.
Como o Flows vai funcionar?
Disponível dentro do aplicativo do Whatsapp para empresas, essa atualização irá permitir que as empresas criem menus de interação, para que o usuário tenha mais autonomia em suas escolhas.
Por exemplo, imagine que você precisa planejar uma viagem, inicialmente isso iria lhe custar um bom tempo de preparação, como com a navegação em diferentes sites ou a interação por mensagens com um atendente.
Com o Flows, você poderá solicitar sua reserva com a companhia aérea, sem precisar sair da conversa, podendo visualizar o layout da aeronave e ainda selecionar o acento que mais atende às suas necessidades.
Simulação WhatsApp Flows (divulgação Meta)
Ainda em fase de testes
Apesar de já prometer muito com suas funcionalidades, a ferramenta ainda se encontra em período de testes.
“Em nossos primeiros testes, ouvimos de empresas de vários setores como esse recurso será uma virada de jogo para seus negócios e permitirá que elas façam mais com seus clientes sem precisar sair de uma conversa no WhatsApp, onde as pessoas e empresas fazem negócios”, destaca Nikila Srinivasan, Vice Presidente de Business Messaging na Meta.
Entre as empresas que participam desse desenvolvimento, vemos em ação dois grandes negócios brasileiros, sendo o Banco PAN e o Consórcio Magalu.
Banco PAN
O PAN utilizou dessa nova funcionalidade com o intuito de aumentar o número de contratação de crédito de forma inovadora e simplificada.
Como resultado, o banco conseguiu proporcionar uma maior agilidade e conversão nas contratações, com visualizações simplificadas e alterações através de um clique.
Consórcio Magalu
Também se inovando através dessas novas funcionalidades, o Consórcio Magalu adotou o Flows com a proposta de proporcionar mais agilidade no agendamento de horários para conversar com seus especialistas de consórcios.
Além disso, quem já possui consórcio poderá fazer o login e gerenciar todo o seu plano como boletos e ofertas de lances de forma segura e autenticada, através dos próprios menus do aplicativo.
Por que esse tipo de automação é tão importante?
Utilizar as novas tecnologias para automatizar os processos dentro da sua empresa é uma das melhores ações para garantir a boa experiência do usuário.
Isso pode incluir a criação de chatbots que respondem automaticamente a mensagens de clientes e outras ferramentas como o novo WhatsApp Flows, que garantem inúmeros benefícios, como:
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Fidelização de clientes - fornecendo experiências personalizadas sem interrupção para os clientes, com o mínimo de esforço;
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Integração de sistemas - integração de múltiplas fontes em um único ponto final, abrindo possibilidades para melhorar a eficiência e eliminar processos manuais demorados;
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Unificação de processos - a automação viabiliza a personalização de respostas automáticas com base nas informações do cliente e do histórico de interações;
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Facilidade para gerenciar contatos - é possível armazenar informações de contato de forma centralizada, facilitando a gestão e criação de campanhas de mensagens personalizadas;
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Agilidade nos fluxos de comunicação - defina regras para o envio de mensagens automáticas, como respostas pré-definidas, mensagens de boas-vindas e alertas de follow-up.
Conclusão
Nesse conteúdo, você pode descobrir mais sobre a nova ferramenta WhatsApp Flows e como essa novidade poderá influenciar as futuras ações do seu negócio.
Além disso, Mark também anunciou que o selo de verificação Meta Verified entrará na fase de testes para WhatsApp nos próximos meses, inicialmente para pequenas empresas.
No app, o novo serviço de assinatura dará às empresas, além do selo verificado, suporte e proteção contra falsificação de conta. Também estarão disponíveis outras funcionalidades como criar uma página personalizada do WhatsApp que pode ser facilmente descoberta por meio de uma pesquisa na web e a possibilidade de uso da conta comercial em diversos dispositivos para que vários funcionários possam responder aos clientes simultaneamente.
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