Que o formato digital vem dominando e facilitando também as formas de comunicação não é mais novidade para ninguém. Mas você sabia que a comunicação digital também pode ser de grande ajuda para o marketing de um negócio, como, por exemplo, o Whatsapp para empresas?
Segundo dados apurados pelo Datareportal, o Whatsapp é a rede social mais popular entre os brasileiros em 2023, apontando que, entre os usuários de internet no Brasil, cerca de 93,4% usam o aplicativo de troca de mensagens instantâneas, equivalente a 169 milhões de pessoas.
Achou esse número bastante expressivo? Então tudo ainda pode ficar melhor quando lhe contarmos que a abordagem pelo Whatsapp pode ser muito mais eficiente para captar novos clientes e realizar mais vendas.
Quer descobrir como? Confira neste artigo como criar a conta do seu Whatsapp para empresas e como aproveitar os benefícios dessa estratégia.
Como criar o Whatsapp para empresas?
Antes de descobrir e colocar em prática todas as estratégias e benefícios de um Whatsapp para empresas, primeiro é preciso criar uma conta para o seu negócio. Saiba como neste passo a passo.
1- Instale o aplicativo Whatsapp Business
Em um celular, IOS ou Android, vá até a loja de aplicativos e pesquise por Whatsapp Business e faça o download.
Com o aplicativo em mãos, analise o termos de serviço e clique em “concordar e continuar” se desejar seguir com o cadastro.
2- Adicione número de telefone da empresa
Na próxima página, insira o número de telefone da sua empresa ou algum contato definido para o comercial e clique em OK no canto superior direito da tela, confirme o número e clique em continuar.
3- Faça a confirmação
Se o número cadastrado já possui um whatsapp, o aplicativo irá pedir acesso às suas mensagens para confirmar o número escolhido sem digitar o código manualmente. Para isso, basta clicar em “Continuar” e em “Permitir”.
Além disso, se o número utilizado estiver em outro aparelho, você precisará digitar o código recebido por SMS.
4- Coloque o nome e uma foto de perfil
Preencha o campo indicado com o nome da sua empresa e escolha uma foto de perfil, o logo da sua empresa é uma ótima opção, revise os dados e confirme clicando em “OK”.
5- Acesse configurações
Após transformar o seu contato comercial em um Whatsapp para empresas, o próximo passo é deixá-lo com uma aparência profissional e passar confiança e transparência para o seu cliente.
Para isso, acesse a página configurações.
6- Adicione as informações do seu negócio
Agora é hora de complementar o seu perfil com todos os dados importantes para o cliente. Acesse as “Ferramentas comerciais” e em “Perfil comercial” comece a adicionar as informações:
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Adicione uma foto ou logo de perfil;
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Selecione uma categoria e crie uma descrição sobre sua empresa;
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Defina a localização da sua empresa clicando no ícone de localização;
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Defina os dias e horários de funcionamento da empresa. Para isso, toque no ícone do lápis e em “horário”;
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Adicione outras formas de contato para o cliente, como o site, e-mail ou outras redes sociais.
Qual a diferença do WhatsApp normal para o Business?
Apesar de ser conhecido pela maioria das pessoas apenas como um aplicativo de troca de mensagens, o Whatsapp possui diferentes tipos de conta.
WhatsApp Messenger
O Whatsapp convencional é aquele que estamos acostumados a usar todos os dias para nos comunicarmos com amigos e familiares, através de mensagens de texto, áudio, imagens, vídeos, documentos, figurinhas, localização, entre outras funcionalidades dentro do app.
Para utilizá-lo, basta fazer o download gratuito na loja de aplicativos do seu celular e cadastrar o seu número de telefone.
O que é o Whatsapp Business
Já o Whatsapp Business é um whatsapp para empresas, a fim de oferecer uma forma mais eficiente de comunicação com seus clientes.
Essa versão também é gratuita e possui as mesmas funcionalidades do convencional, porém com alguns diferenciais, como:
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Catálogo de produtos e serviços;
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Classificar os contatos com etiquetas mediante critérios próprios;
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Automatizar mensagens rápidas;
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Criação de anúncios com botão para contato.
WhatsApp Business API
O Business API oferece recursos semelhantes ao Whatsapp Business, porém com mais possibilidades, como:
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Integração do canal a sites e softwares que facilitam o gerenciamento de dados e o acesso a históricos de conversas;
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Selo oficial de verificação de conta que garante maior credibilidade aos usuários;
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Automatização do atendimento por meio da construção de chatbots, capazes de solucionar dúvidas e enviar boletos.
Além dessa automatização, o API também permite a combinação do atendimento automatizado e humano, de forma que pessoas reais possam assumir as demandas sem interromper um atendimento que já está em andamento.
Pode ter WhatsApp e WhatsApp Business com o mesmo número?
Um fator importante para se considerar antes de garantir o seu whatsapp para empresas é providenciar um número apenas para esse modelo de conta. Afinal, não é possível ter um número de telefone vinculado aos dois aplicativos ao mesmo tempo.
Desta forma, você poderá usar o WhatsApp Business e o WhatsApp Messenger simultaneamente, desde que cada conta esteja vinculada a um número de telefone diferente.
Quais os benefícios de um whatsapp para empresas?
Além de ser essencial para as estratégias de marketing e comunicação do seu negócio, o whatsapp comercial traz muitos benefícios ao estabelecimento através dos recursos oferecidos por ele. Saiba quais são:
Crie seu catálogo de produtos
Com o Whatsapp para empresas, é possível criar um catálogo dentro do próprio aplicativo com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Para isso, cadastre seus itens separadamente adicionando fotos, preços, descrições e link de cada um. Além disso, a plataforma também permite enviar detalhes dos produtos para os clientes, facilitando a venda e economizando tempo.
Gerencie pedidos e pagamentos
Dentro do aplicativo também é possível conduzir pedidos e receber pagamentos de forma prática e totalmente segura.
Sua maior vantagem é poder realizar pagamentos pelo aplicativo sem precisar gerar links externos ou abrir outros apps para realizar a ação. Além disso, é possível utilizar cartões de débito, crédito e pré-pagos, além de ter controle dos pedidos realizados através do catálogo de produtos.
Crie mensagens automáticas
O aplicativo também permite o envio de mensagens automáticas, seja de ausência ou saudação, promovendo uma melhor experiência do usuário de forma que não fiquem esperando por respostas.
Para isso, personalize mensagens com textos adequados à voz da marca e na linguagem do público-alvo, como saudação para dar boas-vindas e agradecer pelo contato, e de ausência, ideal para serem enviadas fora do expediente e nos fins de semana.
Respostas rápidas
Outra forma de melhorar as experiências através da comunicação automatizada, é através das respostas que agilizam a conversa, criando mensagens prontas que podem ser acionadas no chat a partir de comandos do teclado.
Por exemplo, você poderá criar uma mensagem de agradecimento mais extensa, e enviá-la para um contato digitando apenas um atalho na conversa, desta forma o texto completo surgirá na tela para que você o envie rapidamente.
Etiquetas de comunicação
Com um Whatsapp para empresas é possível organizar as conversas através de etiquetas coloridas. Dessa forma, você poderá categorizar as conversas como urgentes ou pedidos preferências, a forma que melhor atender as demandas da empresa.
Tenha acesso ao relatório de dados
O Whatsapp Business permite que o proprietário do negócio acesse o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes, além da quantidade de contatos recebidos.
Esse é um recurso importante para as estratégias de marketing, analisando seu desempenho através do controle de conversas e avaliando a possibilidade de melhoria das ações.
Inicie conversas através de anúncios
Você já deve ter percebido que o Whatsapp também faz parte do Grupo Meta, responsáveis também pelo Facebook e Instagram, o que permite uma ótima integração entre essas redes sociais.
Desta forma, com o whatsapp para empresas, é possível criar anúncios com botões que levam os clientes diretamente a um chat com a empresa, abrindo o canal de comunicação rapidamente.
Como realizar um atendimento eficaz com o Whatsapp Business
Agora que você já sabe como começar o seu whatsapp para empresas e quais benefícios o mensageiro pode oferecer ao seu negócio, também é importante reconhecer que um bom atendimento faz toda a diferença para seus clientes ao longo de toda a jornada de compra.
Por isso, separamos algumas dicas importantes para colocar em prática durante os atendimentos pelo whatsapp, como:
Faça um atendimento que transpareça segurança, proatividade e empatia
A cada dia que passa as pessoas buscam por atendimentos que sejam rápidos e úteis na resolução de suas questões.
Para manter os clientes sempre felizes e calmos no atendimento, você deverá:
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Responder as mensagens enviadas pelos clientes o mais rápido possível;
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Estar pronto para priorizar clientes, caso precisem de atenção imediata;
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Dirija-se ao cliente pelo nome;
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Apresente-se sempre para os novos clientes, como forma de personalização da conversa;
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Sempre pergunte se o cliente precisa de alguma assistência adicional após finalizar o atendimento;
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Evite a migração da conversa entre diferentes canais de atendimento.
Invista em experiências automatizadas que realmente funcionam para o seu nicho
Para não desperdiçar o tempo dos seus atendentes, você pode e deve automatizar seu processo inicial de conversa com um fluxo de respostas automáticas para trazer soluções mais práticas.
Além disso, não tenha receio em interromper o atendimento automatizado para iniciar uma conversa ao vivo com o cliente, afinal alguns problemas precisam de envolvimento humano.
Ainda que o processo de comunicação do seu whatsapp comercial seja todo automatizado, sempre ofereça ao usuário a possibilidade de entrar em contato com um atendente real.
Otimize e facilite o diálogo com seu cliente conforme a voz da sua marca
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Seja breve e amável;
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Use emojis/botões e respostas rápidas;
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Personalize a experiência com outras informações extra que você já tem do seu cliente;
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Introduza um quebra-gelo para uma experiência mais descontraída;
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Dê ao cliente tempo suficiente para ler a mensagem.
Conclusão
Nesse artigo você descobriu como transformar o seu contato comercial em um whatsapp para empresas, de forma que possa utilizar a ferramenta de mensagem para facilitar a sua comunicação com o cliente.
Além disso, pôde perceber como o whatsapp Messeger pode ser eficaz para realizar um bom atendimento e um marketing de qualidade em inúmeras estratégias dentro e fora do mensageiro.
Vale destacar que, além de divulgar o link do WhatsApp, você pode usá-lo como uma verdadeira ferramenta para nutrir seus leads e aumentar as chances de vendas e de fidelização.
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